segunda-feira, 25 de julho de 2011

# 28 - Gouden Carolus Classic



Brouwerij Het Anker (Bélgica)

Há certas cervejas cuja história acrescenta bastante à satisfação do momento de beber. A dark special beer Gouden Carolus é uma delas. Homenageia o imperador romano Carlos V (Charles para os franceses e Carolus para os romanos), um entusiasmado cervejeiro - coisa incomum entre os nobres da época, que preferiam o vinho. Diz a lenda que ele mandava importar suas caixas de ales para a Espanha, onde morou após abdicar. A Gouden Carolus começou nos anos 1950, com o nome Emperor's beer, e foi rebatizada na década seguinte.

domingo, 24 de julho de 2011

Minha lista inicial - parte 1

Antes de começar a jornada, eis a primeira parte da lista das que já bebi e que constam no livro (em ordem alfabética por fabricante). Publicarei as próximas partes nas semanas seguintes, para dar tempo de completar a pesquisa.


Por que este blog?

Muito simples.

Depois de seis anos experimentando cervejas de todo os países que consegui encontrar (com preferência para as belgas, francesas e holandesas), ganhei de presente - thanks, dear ;) - um exemplar de Great Beers - 700 of the best from around the world, excelente edição organizada por Tim Hampson, que inclui ainda alguns roteiros cervejísticos mundiais.

Apesar de já ter visto - e bebido - muita coisa nestes últimos anos, percebi uma grande quantidade de cervejas que não conhecia. Por curiosidade. Comecei a marcar as que já tinha provado. Qual não foi a minha surpresa ao ver que só tinha 27 "pontos" - depois colocarei a lista aqui. Faltam 673, portanto, o que me levou a calcular...

Bebendo uma por dia, seriam pouco menos de dois anos. Perfeitamente factível em termos de tempo, só que fica fora das possibilidades do meu bolso, e também da minha rotina. Bebendo uma por semana, dá uns 13 anos. Nada mal, é um objetivo de longo prazo. E o custo fica assimilável.