quarta-feira, 24 de abril de 2013

EXCLUSIVO: Diferença de preços nas cervejas importadas em Niterói pode chegar a 75%

A Delicatella Delicatessen é o bar de Niterói com os preços mais baixos para as cervejas importadas, e o Cervisia 1516, o bar com os preços mais elevados, segundo estudo comparativo feito por A Volta ao Mundo em 700 Cervejas. Foram levados em consideração os valores de 18 rótulos vendidos nos sete principais estabelecimentos especializados da cidade. Veja a tabela completa:



sexta-feira, 12 de abril de 2013

Beertone: lançamento oficial e prêmio de design na Itália

Recebemos em primeira mão a notícia de que os criadores da Beertone vão iniciar o despacho para aqueles que fizeram reserva no site, a partir do dia 15 de abril. Portanto, se você fez sua reserva, pode ir preparando os olhos pois eles irão se deliciar com o belo visual desse produto que vem gerando um buzz legal pelos blogs especializados em cerveja (como o nosso, claro).

Segundo Alexander Michelbach, a Beertone agora é realidade. E mais: junto com o seu lançamento, levou o prêmio A´Design (A´Design Awards) na categoria Idea Design (Algo como "Design Inventivo"), prova de que a iniciativa era muito mais do que necessária, tanto para o mundo cervejeiro quanto para o do design.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Festival Brasileiro da Cerveja - O retorno da Petroleum original, finalmente tomamos Providência e algumas cositas más

Nosso fiel público sabe, e os novos leitores acabam se acostumando, com o nosso ritmo nada frenético de postagens. Tardamos, mas não falhamos.

Agora que vocês já leram bastante sobre o que rolou de bacana no Festival Brasileiro da Cerveja com os posts dos colegas do Bebendo BemEu Bebo SimHomini LupuloO Contador de Cervejas e o nosso anfitrião, o Clube de Cervejas Eisenkreuz, eis algumas coisas interessantes que trouxemos na bagagem.


Banner na entrada do Festival, na Vila Germânica, em Blumenau: bela lista de apoiadores

A paranaense DUM fechou com a conterrânea Gauden Bier. uma parceria para trazer de volta ao mercado a imperial stout Petroleum original. Pelo menos, é o que nos foi dito tanto pelo proprietário da Gauden, Ronaldo Flor, quanto pelo sócio da DUM Luiz Felipe Araújo.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Festival Brasileiro da Cerveja - Como foi o debate dos blogueiros com os cervejeiros

Alejandro Winocur, Iron Mendes, eu, Leonardo Sewald e Rafa Moschetta. Foto: Nicholas Bittencourt/Goronah

Este que vos escreve teve a honra e a responsabilidade de mediar, no Festival Brasileiro da Cerveja, o debate reunindo os Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC) - grupo de 43 profissionais de diversas áreas que atuam em mídias sociais especializadas em cerveja - e representantes de três cervejarias e de um importador. Os convidados foram Rafa Moschetta (Colorado), Leonardo Sewald (Seasons), Alejandro Winocur (Way) e Iron Mendes (Beer Maniacs), que interromperam as atividades nos respectivos estandes para estar conosco conversando sobre o relacionamento entre os blogueiros e os players do mercado.

As questões que lhes apresentei foram discutidas pelo grupo em nosso fórum ao longo de meses. Primeiro, pedi de cada um deles uma visão geral de sua atuação em mídias sociais e de contato com os blogueiros.

Boston Beer Company: Artesanal de qualidade brigando com as gigantes

Anualmente. a Associação dos Cervejeiros Americanos - Brewers Association (BA) - publica um ranking das 50 maiores cervejarias americanas com base no volume de vendas entre as artesanais, e outro que inclui as gigantes como Anheuser-Bush e MillerCoors.

A definição americana para cervejaria artesanal (Craft Brewery) é que se tenha uma produção de até 6 milhões de barris por ano, ou seja, 700 milhões de litros. Algo que está a anos-luz da nossa realidade.

O grande destaque, sem dúvida, é a Boston Beer Company, responsável pelas maravilhas da linha Samuel Adams, como Utopias, Infinium e as mais regulares Boston Lager e Boston Ale. Além de voltar a reinar absoluta entre as artesanais, ela está no "top five"das gigantes.


Em relação ao ano passado, não houve mudanças no topo da lista. Porém, uma briga boa aconteceu no meio de campo. É engraçado ver cervejarias que são "figurões" no mercado brasileiro em colocações medianas, como Brooklyn em 13° e Dogfish Head em 19°. Destaque para Anderson Valley, que estava em 50° no ano passado e em 2012 deixou de figurar a lista.

Confira um resumo dos resultados: 


Top 50 U.S. Craft Brewing Companies 
(Based on 2012 beer sales volume)
 RankBrewing CompanyCityState
1Boston Beer Co.BostonMA
2Sierra Nevada Brewing Co.ChicoCA
3New Belgium Brewing Co.Fort CollinsCO
4The Gambrinus Co.San AntonioTX
5Deschutes BreweryBendOR


Top 50 Overall U.S. Brewing Companies
(Based on 2012 beer sales volume)
RankBrewing CompanyCityState
1Anheuser-Busch Inc. (a)St. LouisMO
2MillerCoors (b)ChicagoIL
3Pabst Brewing Co. (c)WoodbridgeIL
4D. G. Yuengling and Son Inc.PottsvillePA
5Boston Beer Co. (d)BostonMA