tag:blogger.com,1999:blog-8593126565039636549.post7957987890453344541..comments2023-02-11T13:14:18.034-03:00Comments on A volta ao mundo em 700 cervejas: Nem toda bolha é de CO₂: o risco do otimismo exagerado no mercado nacional de cervejaMarcio Beckhttp://www.blogger.com/profile/05521099132272386589noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-8593126565039636549.post-51280537747073244292013-11-24T18:47:54.801-02:002013-11-24T18:47:54.801-02:00Muito bom o artigo. Gostei mesmo...
Eu acho que é ...Muito bom o artigo. Gostei mesmo...<br />Eu acho que é bem isso que já foi comentado, falta "Drink Local" aqui. Todo e qualquer empreendimento no país está focado em espalhar seus produtos/serviços pelo país, com a cerveja não é diferente(não os recrimino, já que sódá pra sobreviver por aqui se você tiver um faturamento alto).<br />Mas vou além, acho que o que mais atrapalha esse esquema é o fato de que para a atual situação do país, não há adequação na legislação que compreenda "Brew Pubs". Pois são eles os empreendimentos que mais auxiliariam essa cultura a crescer. São Brew Pubs que, na minha opinião, seriam um alicerce mais que adequado a um movimento cervejeiro mais forte no país, com mais cerveja regional de qualidade e menos competição. Mas o MAPA, ANVISA e etc etc, estão cagando, né? Abrir Pub pagando imposto de indústria já é vandalismo... <br />Ainda assim, às vezes me pergunto se mesmo com Brew Pubs abrindo à torto e à direito iria resolver algo, ou se iria causar um boom de nano cervejarias e lotar o mercado...Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06280511446778935734noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8593126565039636549.post-35481831758649560442013-10-11T12:03:33.226-03:002013-10-11T12:03:33.226-03:00Meu nome é Daphne, trabalho na NoTopo.com, uma agê...Meu nome é Daphne, trabalho na NoTopo.com, uma agência focada em tráfego e performance, e temos interesse em ter o press kit de vocês, pois temos clientes interessados no segmento de vocês, e achamos o conteúdo do seu blog muito bacana. <br />Além disso, gostaríamos de já receber material sobre tamanhos de banners aceitos e outros formatos com os quais vocês trabalhem. Se possível me responda no e-mail daphne@notopo.com. Obrigada.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09069048621505004345noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8593126565039636549.post-12561925468092151762013-10-01T12:23:35.595-03:002013-10-01T12:23:35.595-03:00Franco, bem isto. Vários de meus amigos americanos...Franco, bem isto. Vários de meus amigos americanos não tem nem idéia do que são cervejas européias. E por quê? São caras lá! Vários deles diziam: "pra quê pagar mais se tenho uma regional excelente e fresca aqui?". O conceito de "Drink Local" e "Support your Local Brewery" é muito forte e as cervejarias sabem explorar isto bem. <br />Expandir ferozmente não é a prioridade. Há muito mais esforço em promover novas cervejas, festivais, colaborações com outras cervejarias e etc, do que ter suas cervejas na outra costa do país.<br />Aqui pagamos caro, absurdamente caro e ainda assim há cervejas importadas disputando no preço com nacionais. É chover no molhado falar sobre as dificuldades tributárias do Brasil, mas acredito que esforços de criar um forte mercado regional, pode facilitar isto ao não ter que enfrentar os corrosivos impostos interestaduais e custos logísticos pornográficos.<br />Adoraria ver em breve no Brasil algo que vivi legal em USA. As famosas "beer-trades". É tão bacana aquela "caça" e troca de cervejas regionais entre apreciadores que já se tem blogs e toda uma estrutura para isto (considerando ainda que o envio de cervejas via Correios é na surdina lá.. coisa que não enfrentamos aqui...). Eu recebia direto pedidos de troca por Three Floyds, os quais tinha acesso fácil em Illinois. Imagina que bacana, promover umas trocas de cervejas do Sul para o Nordeste e etc?<br />É aquilo.. muito #mimimi, ações desfocadas e... dá até ânsia em tocar neste tema.. uma desunião ridícula...<br />Abraços.Doughttps://www.blogger.com/profile/03739770993179394391noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8593126565039636549.post-38321095618595779312013-09-30T21:16:01.778-03:002013-09-30T21:16:01.778-03:00Doug pegou direto no ponto que as vezes me faz des...Doug pegou direto no ponto que as vezes me faz desacreditar no mercado Brasileiro. O regionalismo aqui não existe porque no fundo o consumidor não liga em pagar mais caro. Acredito que alguns até se orgulham disso. Nos EUA é completamente diferente. Se quiserem provas, procurem o grupo "The League of Extraordinary Beer Drinkers" no facebook. Lá cervejeiros americanos postam fotos de seus copos, e o que mais se lê pelos comentários são moradores de regiões americanas distantes da cervejaria em questão desejando encontrar exemplares em suas cidades. Cansei de ver Californianos aos prantos por não poderem comprar uma ou outra Founders, cervejaria que se encontra em dezenas de bares cervejeiros de São Paulo. Por que enviar suas cervejas até o Brasil, e não pra um estado um pouco mais distante? A única explicação que consigo imaginar é que por aqui se consegue vender a preços mais elevados.... Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14099549427698405692noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8593126565039636549.post-73369804456042248832013-09-30T17:55:09.266-03:002013-09-30T17:55:09.266-03:00MEU CARO SEM PROBLEMA , QUER VER UM EXEMPLO DE COM...MEU CARO SEM PROBLEMA , QUER VER UM EXEMPLO DE COMO O SEGMENTO DA CERVEJA ARTESANAL ESTA DESPREPARADO , BEER EXPERIENCE E MONDIAL DE LA BIERE , COBRARAM UM PRECO ABSURDO PARA QUEM QUERIA EXPOR OU VENDER SEUS PRODUTOS , COBRANDO METADE DO VALOR DAS VENDAS E AINDA COBRANDO INGRESSO DO PUBLICO , NADA DISSO OCORRE NO CANADA , ALEM DISSO O PRECO DAS CERVEJAS ESTA UM ABSURDO NESSES EVENTOS , ASSIM VAO MATAR O BOI MESMO ANTES DO MESMO ENGORDAR , ABS .Chris Zelgliahttps://www.blogger.com/profile/03722994496498101816noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8593126565039636549.post-20748505048432833472013-09-30T17:22:37.853-03:002013-09-30T17:22:37.853-03:00Excelente observação, Doug... aqui, porém, qualque...Excelente observação, Doug... aqui, porém, qualquer cervejaria quer fazer vendas e mais vendas interestaduais já desde o início. Resultado... produtos que chegam caros e cervejarias reclamando.Marcio Beckhttps://www.blogger.com/profile/05521099132272386589noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8593126565039636549.post-37724486419336472152013-09-30T17:00:28.143-03:002013-09-30T17:00:28.143-03:00Exatamente, Guilda. É por isso que acreditamos que...Exatamente, Guilda. É por isso que acreditamos que esse panorama de avanços do mercado não é sustentável com o atual ambiente de negócios para o segmento cervejeiro no Brasil. Marcio Beckhttps://www.blogger.com/profile/05521099132272386589noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8593126565039636549.post-52120522125121590072013-09-30T16:53:42.948-03:002013-09-30T16:53:42.948-03:00Chris, mil perdões !
A ponta que coloca 100% na ...Chris, mil perdões ! <br /><br />A ponta que coloca 100% na margem já foi alvo de críticas nossas também. Sem dúvida é um outro fator preponderante na evolução do mercado.<br /><br />abs ! Marcio Beckhttps://www.blogger.com/profile/05521099132272386589noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8593126565039636549.post-30538580546509396062013-09-30T16:05:00.815-03:002013-09-30T16:05:00.815-03:00rsrsrsrsrsrs , prezada chris e mundo machista , o ...rsrsrsrsrsrs , prezada chris e mundo machista , o pior para mim é a ponta que coloca 100 por cento de margem na venda das artesanais , isto nao existe , o mercado vai se auto regulamentar com o tempo , abs .Chris Zelgliahttps://www.blogger.com/profile/03722994496498101816noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8593126565039636549.post-54854990688069818402013-09-30T16:04:37.922-03:002013-09-30T16:04:37.922-03:00O texto é muito muito interessante e pega num pont...O texto é muito muito interessante e pega num ponto muito comum ao empresariado brasileiro em geral. Sem querer chover no molhado ao que já apontou muito bem, por quê afinal temos que ter as artesanais com representação X ou Y no percentual total da produção? <br />Virando os olhos para o USA de novo - e numa comparação que acho produtiva - grande parte das centenas de excelente micro-cervejarias se preocupa em atender sua região, da melhor forma possível. Cervejarias de renome, como a Revolution Brewery ou a Half acre, ambas de Chicago (onde vivi), por exemplo, mal suprem a cidade por completo. A Half Acre tem planos de uma nova planta fabril para atender - frise-se - o lado sul de Chicago. O mesmo se repete ao longo de todo o imenso território norte-americano, sendo algumas cervejas tão pouco acessíveis (em termos de disponibilidade) para um morador de NY quanto é para nós no Brasil.<br />Me parece que os exercícios de futurologia e a vontade de crescer deveria ser mais focada em qualidade, em prover um fornecimento adequado e de alta qualidade para um mercado focado - como acontece com qualquer business. Isto ajuda a criar a tal "cultura cervejeira", sempre local e fomentar a troca de experiências. O crescimento e expansão são resultado e só bem vindo se planejado e estruturado.Doughttps://www.blogger.com/profile/03739770993179394391noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8593126565039636549.post-81398773610106862202013-09-30T15:33:13.086-03:002013-09-30T15:33:13.086-03:00Prezado Cris, citamos algumas apenas a título de e...Prezado Cris, citamos algumas apenas a título de exemplo. <br /><br />As ampliações são interessantíssimas, mas acredito que você concorde que triplicar, por exemplo (não estou me referindo especificamente às que você citou), de 10 mil litros mês para 30 mil é menos difícil do que triplicar de 30 para 90, e de 90 para 270... e por aí vai. <br /><br />No mais, como falei, não entramos nos dados econômicos que apontam que existem limites para o potencial do público de mudar seu padrão de consumo, voltando-se para as artesanais. Nem nas perspectivas de conjuntura fraca da economia, que vão impactar o crédito - e boa parte dessas ampliações certamente não é feita com capital próprio, depende de financiamentos públicos e/ou privados. <br /><br />O mercado está crescendo? Sem dúvida. Marcio Beckhttps://www.blogger.com/profile/05521099132272386589noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8593126565039636549.post-71994249134745669152013-09-30T15:23:56.288-03:002013-09-30T15:23:56.288-03:00Texto muito bom e bem embasado, parabéns. É fato ...Texto muito bom e bem embasado, parabéns. É fato que quem faa de cerveja artesanal no Brasil, em geral, é um apaixonado, portanto suscetível à cegueira provocada pela paixão. Não creio que o mercado vá evoluir com a entrada de centenas de players de alcance nacional, mas percebo espaço para que nanocervejarias de abrangência regional, ou mesmo municipal, encontrem um bom espaço para se desenvolver no país. O limite ainda será a legalização das atividades, visto que uma nanocervejaria com produção de 5 mil litros mensais, é inviável se arcar com os impostos pagos pelo setor cervejeiro. O futuro reserva a criação de uma nova subcategoria de ercado, a dos camelôs cervejeiros.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/13809179738960185086noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8593126565039636549.post-61575820185314887112013-09-30T15:15:02.640-03:002013-09-30T15:15:02.640-03:00concordo plenamente com sua anasile , é quase impo...concordo plenamente com sua anasile , é quase impossivel chegar ao nivel de 5 ou 10 por cento do mercado as cerevjas artesanais , porem vai uma ajuda para vc , a wensky esta dobrando sua capacidade de produçao , a schmitt a mesma coisa , a husruck triplicou sua capacidade de produçao e finalmente a schornstein abriu outra fabrica em holanbra , nossas fabricas estao a pleno vapor , aumentando sua capacidade produtiva em pg , me desculpe a falha a falke aumenta de forma subistancial sua produçao , me desculpe mas o mercado cervejeiro vai muito alem das fabricas citadas por vc na coluna , poderia citar mais 50 fabricas em pleno aumento de sua capacidade de produçao , abraço .Chris Zelgliahttps://www.blogger.com/profile/03722994496498101816noreply@blogger.com