quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Será o fim da cerveja Duff? Tomara que sim. Cara de pau precisa ter limite
O Bebendo Bem, do camarada Fabian Ponzi, destacou outro dia a notícia da YahooNews de que a 20th Century Fox está afiando as garras para perseguir juridicamente os fabricantes da cerveja Duff na Colômbia. O que podemos dizer? Que a empresa está combatendo o roubo de sua propriedade intelectual.
Há que se admirar a cara de pau dos irmãos Alvaro e Oscar Ballesteros de recorrer à ideia "genial" de que a cerveja se chama na verdade DuH. As chances de colar, entretanto, são inversamente proporcionais à coragem deles em defender essa tese. A própria empresa fundada pelos dois chama-se DUFF Sudamerica. A cerveja vem sendo marqueteada pelos distribuidores nos países onde está presente como Duff, sem exceção.
Mesmo aceitando-se essa tese esdrúxula, o rótulo, seja como for lido, é cópia exata do que aparece nos desenhos animados dos Simpsons, tendo sido criado pelos desenhistas da equipe deste. O advogado Santiago Mora diz que os Ballesteros vão lutar por seus direitos. Como representante legal dos irmãos, é o que se espera que ele diga. Só que nos parece difícil achar quais seriam os tais "direitos" dos dois nesse caso.
Não vai ser a primeira vez que os criadores dos Simpsons vão fechar uma operação destas. A primeira a tentar a sorte foi a australiana Lion Nathan Brewery, lá em 1996. E olha que essa Duff tinha visual completamente diferente. Hoje em dia, além dos irmãos Ballesteros, há a versão do mexicano Rodrigo Contreras (presente no Brasil) e uma versão austríaca, fabricada pela alemã Eschweger Klosterbrauerei. Todas cairão, mais cedo ou mais tarde. É esperar para ver. Existem muitas mistificações nesse tema. A principal é que a Fox nunca teria registrado a marca Duff, e por isso os piratas poderiam usá-la à vontade.
Não é bem assim que a banda toca. A decisão da Corte Federal da Austrália no caso contra a Lion Nathan favorável à Fox contraria essa suposta explicação. O que a empresa nunca fez, Por determinação do criador do programa, Matt Groening, co-autor do processo, o que a empresa nunca fez foi licenciar efetivamente a marca para uma cervejaria produzir a cerveja Duff oficial.
Groening afirmou que nunca quis estimular o consumo de cerveja entre os jovens - principal público dos Simpsons, que certamente se sentiria tentado a provar "a cerveja do Homer". A grande ironia de todo esse caso é que a Duff e o próprio Homer Simpson,a Taverna do Moe, e o Barney (esse aqui do lado) são parte de uma crítica mordaz aos bebedores regulares de cerveja que existem por aí.
Resumo: o universo da Duff é a antítese de tudo o que pregam os apreciadores de #cervejadeverdade.
Se for, já vai tarde. Não pela bebida em si. Como podem perceber em momento algum colocamos em xeque a qualidade do trabalho dos cervejeiros envolvidos. Existe aliás uma forma simples de comprovar esta qualidade. Basta mudarem o nome e o visual, e vamos ver como o público responde. Elas teriam o mesmo ibope sem a associação com a marca Simpsons?
A resposta nos parece óbvia.
Um comentário:
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Exatamente o que pensei quando vi o imbróglio da Colômbia... só não sabia do detalhe do Groening, que deixa claro que as chances de rolar licenciamento oficial da marca para as cervejarias são muito pequenas...
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