segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

1ª Convenção Nacional de Blogueiros
de Cerveja será realizada em março


Evento fará parte da programação do
Festival Nacional da Cerveja, em Blumenau


Profissionais de diversas áreas que mantêm - de forma profissional ou amadora - blogs a respeito de cerveja vão realizar seu primeiro encontro nacional para discutir os termos de um compromisso com a difusão da cultura cervejeira no Brasil e com a ética na informação. É esperada a participação de pelo menos 30 blogueiros para discutir a redação de uma Carta de Intenções para orientar a relação deste segmento com os demais atores do mercado.

A 1ª Conferência Nacional de Blogueiros de Cerveja (CNBC) será realizada no dia 24 de março (sábado), das 14h às 16h. É parte da programação do Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, Santa Catarina. Somente os blogueiros cadastrados poderão participar das discussões e votações, mas o evento será aberto a interessados (como ouvintes) e à imprensa.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Sua Santidade, o Papa dos Cervejeiros
Artesanais dos EUA, Charlie Papazian

Depois de 13 anos de proibição legal, com a Lei Seca entre 1920 e 1933, O mercado cervejeiro artesanal dos Estados Unidos demorou mais de quatro décadas para se reerguer. No fim da década de 1970, num mundo ainda sem internet disponível comercialmente, os novos pioneiros da cerveja caseira começaram a se conectar. Capitaneados por Charlie Papazian e Charlie Matzen, criaram, em 1979 a American Homebrewers Association (AHA), para reunir os entusiastas e organizá-los nas reivindicações de seus direitos.

Aconteceu lá, em essência, o que está acontecendo aqui hoje, descontando que temos as imensas facilidades geradas pela rede. Recentemente, a AHA alcançou a marca de 30 mil associados, prova incontestável de que o movimento deu certo. Charlie Papazian acabou se tornando o primeiro presidente da AHA e autor do livro mais vendido do mundo sobre produção caseira de cerveja, "The complete joy of homebrewing". Decidimos então perguntar ao "Papa" Papazian sobre como foi o começo e ver se ele daria dicas para os brasileiros.

Por falta de tempo, talvez de paciência, e uma certa vontade de ser enigmático, ele respondeu rápido e rasteiro às perguntas que enviamos. O que descobrimos? Entre outras coisas, que ele é casado com uma brasileira, já esteve aqui várias vezes e conhece cervejas da terrinha.

Até prova em contrário - se houver -, é a PRIMEIRA ENTREVISTA concedida por Papazian a um brasileiro. Como dissemos, tem coisas... ah, vocês já sabem.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Sepultura lança sua weissbier heavy metal, agora em definitivo, em evento 'dose dupla'


Em 2009, os fãs do Sepultura tiveram um gostinho da Sepulweiss, cerveja de trigo no estilo alemão criada para comemorar os 25 anos da banda brasileira de heavy metal mais importante do Brasil. Apenas cerca de 3,5 mil garrafas foram produzidas, e desapareceram rapidamente.

Dois anos depois, a Sepulweiss ressurgiu com receita nova trabalhada pelo Alexandre Bazzo, da Bamberg, em lançamento dose dupla realizado no Espaço Lapa Café, dedicado às cervejas especiais na área boêmia do Centro, e no Calabouço Bar, reduto do heavy metal na Zona Norte do Rio de Janeiro. Estivemos ontem nos dois lugares para acompanhar os caras em sua visita ao Rio, antes de partirem em turnê pela Europa.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Preço da cerveja no Brasil cai 0,37%

Os preços da cerveja caíram 0,37%, em média, em janeiro, segundo dados compilados pelo blog A VOLTA AO MUNDO EM 700 CERVEJAS a partir da pesquisa de inflação divulgada hoje (10/2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Boa notícia? Quase isso.

Antes que vocês comecem a reclamar dizendo que isso é loucura, melhor destrinchar a numeralha do IBGE relativa ao mercado do nosso coração – que passaremos a acompanhar mensalmente aqui, em uma iniciativa pioneira nos blogs cervejeiros brasileiros.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Nova cerveja carioca: Hi5 Black IPA


Nós do 700 cervejas e o Bernardo Couto, editor do Homini Lúpulo, temos algumas coisas em comum. Somos do Rio; adoramos boas cervejas; adoramos escrever a respeito destas cervejas, temos o mesmo respeito pelos principais inovadores do setor e descobrimos que não basta beber a dos outros... a experiência cervejeira só se completa mesmo quando você cria a SUA cerva. Foi o que ele decidiu fazer, com a ajuda do pessoal da cervejaria Allegra (RJ).

Com a cervejaria 2Cabeças, ao lado do sócio, o publicitário Salo Maldonado, Bernardo está lançando seu primeiro rótulo, batizado Hi5. É uma black IPA, ou seja, uma india pale ale escura (vale lembrar que "pale" é pálida). Trata-se, por enquanto, de uma verdadeira ovelha negra do mundo cervejeiro, alvo de questionamentos filosóficos profundos em sites como o Beervana e ainda não reconhecida como um estilo por guias como o BJCP. O que caracteriza a dita-cuja é carregar o amargor tradicional da IPA, mas com maltes torrados que a levam a parecer, na apresentação, com uma stout.

Nesta entrevista, Bernardo conta um pouco da sua experiência cervejeira.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Inaugurado o Empório Camboinhas


Demorou, mas valeu a pena! Depois de dois meses de obra, ficou pronto o Empório Camboinhas, filial do Empório Icaraí, cujo projeto antecipamos em dezembro. Fui conferir a inauguração do espaço, que rolou ontem, com várias presenças do mercado cervejeiro e, claro, muita cerveja.

O casal dono do empório, Sílvio e Gláucia Brandão, acertou em cheio na localização. A região é nobre para os padrões niteroienses, muito bem frequentada e tem aquele clima praiano que deixa a noite super-agradável e propicia para degustar umas cervejas.