sexta-feira, 26 de julho de 2013
Mondial de la Biére no Rio: preço do estande desanima cervejeiros artesanais do Brasil
Alguns cervejeiros experientes concordaram em falar a A Volta ao Mundo em 700 Cervejas sob condição de anonimato, a fim de evitar atritos com a organização do evento. Segundo os relatos, duas "grandes micros", representantes ativas do movimento artesanal, já teriam desistido de participar se não houver revisão dos valores.
— Os preços estão surreais. Espero que seja um sucesso, mas isso mostra a pouca união das cervejarias, que pra um evento assim precisam de algo lhes explorando significativamente. E perde força. Poderia ser algo muito mais bacana pra cultura. A atração é o tamanho do evento e sua projeção de público, mas economicamente é inviável — disse um cervejeiro da Região Sudeste.
As ausências podem incluir diversas também cervejarias artesanais paranaenses, segundo um cervejeiro da Região Sul:
— A Procerva(associação de cervejeiros artesanais do Paraná) não deve participar se não revisarem isso. A gente conversou e disse que não rolava desse jeito. Eles disseram que nada podiam fazer, que isso era o padrão. Mas no resto do mundo não tem 60% de imposto, é muito diferente. Me espanta eles não terem essa sensibilidade.
Segundo 700 Cervejas apurou, cada estande no Mondial de la Biére deverá ter no mínimo 9 metros quadrados, a R$ 680 o metro quadrado – o que soma R$ 6.120. O preço fica abaixo dos R$ 8 mil cobrados no Beer Experience por um estande das mesmas proporções, mas bem acima dos R$ 1 mil do Festival Brasileiro de Cerveja, por exemplo.
O que mais incomoda, no entanto, é diferença gritante nos percentuais de participação dos organizadores nas vendas dos estandes. Nos dois eventos brasileiros, foi de 20%, menos de metade dos 50% que cobrarão os canadenses. Segundo uma fonte ligada à organização, na saída do evento, haverá uma "boutique" onde os visitantes poderão comprar as garrafas e kits sem a cobrança do percentual para os expositores.
Além da importância da marca do Mondial, pesa a expectativa de um público que provavelmente será o maior já realizado no país. A aposta dos organizadores é que o festival reúna cerca de 25 mil pessoas em quatro dias, o que, segundo estimativas, é cinco vezes mais do que a edição passada do BeerExperience, e três vezes mais do que o Degusta Beer da Brasil Brau. Mesmo assim, há dúvidas sobre o potencial lucrativo. Além dos custos, os cervejeiros precisam incluir nas contas gastos com passagens, estadia e alimentação durante o festival. E o Rio de Janeiro não é conhecido por suas opções baratas nesse setor.
— Acaba sendo um evento que entra na conta de investimento de marca, pois vai ser deficitário para todos. Mas o Degusta Beer (na Brasil Brau) também foi para praticamente todo mundo. Qual é o valor de mais de 20 mil pessoas se relacionarem com sua marca, conhecerem sua cerveja? — analisa outro cervejeiro do Sudeste.
A alternativa, de acordo com um cervejeiro veterano, seria uma entidade "das cervejarias, das micros principalmente", contratar uma empresa pra organizar seu evento:
— E o que me chateia muito mais é a falta de união das micros, que podiam se unir e obter condições muito melhores não pra este, mas pra outros eventos cervejeiros. Vai ter cervejaria maior barganhando sua participação e obtendo melhores condições, e menores querendo estar presente e próxima pagando mais. Estas distorções que são chatas. Seria muito melhor pra todos, cervejaria e consumidores e toda cadeia da cerveja, menos pra empresa organizadora.
700Cervejas entrou em contato com a Fagga, responsável pelo evento, mas não recebeu resposta. A Procerva também foi contatada e também não se manifestou.
3 comentários:
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Putz, que triste ler isso!
ResponderExcluirQueria muito ver as nossa muitas boas micros no evento. Pelo visto a previsão é de um ingresso extremamente salgado :/
Alexandre, as informações preliminares que temos são de que o ingresso custará R$ 40 e dará direito apenas a entrada, com a cerveja consumida sendo cobrada à parte. Mas estamos aguardando a divulgação oficial...
ResponderExcluirEventos da Fagga tendem a ter esse problema para quem participa. Já fiz ouros eventos como expositor com eles e sempre teve um preço alto.
ResponderExcluirContudo, a contrapartida sempre foi melhor que o esperado e os retornos, garantidos.
Devemos, enquanto blogueiros de cerveja, avaliar isso. Para mim o Mondial parece ser mais atrativo que o BeerExperience.
Seria interessante perguntar aos que já toparam participar o que eles esperam desse evento.