quarta-feira, 17 de julho de 2013
Top 5 - As cervejas brasileiras de 'elite' nos rankings internacionais
Cruzando os dados destes três rankings, chegamos a uma "elite" das cervas nacionais. São os cinco rótulos que aparecem entre as 20 brasileiras com as melhores avaliações em todos os fóruns.
OBS: Dados coletados em 11/07/2013 |
Não à toa, quatro das cinco cervejas pertencem ao que podemos classificar, ainda que paradoxalmente, como "grandes micros": a catarinense Eisenbahn (propriedade da gigante Kirin Brasil), a mineira Wäls e a paulista Colorado. A paranaense Bodebrown, bem menor, completa a lista.
O destaque é a veterana Colorado, de Ribeirão Preto. Além de figurar com duas cervejas entre as "unânimes" nos três rankings, tem, na média, a cerveja mais bem colocada, a Ithaca.
Em seguida, vêm a Wäls Petroleum, que assim como a Ithaca é representante do estilo Russian Imperial Stout. Na sequência Vixnu, Lust e Perigosa.
É importante observar que, por se tratar de rankings internacionais, cervejas que já estão sendo exportadas há bastante tempo levam vantagens, como Eisenbanh e Baden Baden, e provavelmente por isto figuram com vários estilos nestes rankings.
Por serem alimentados diariamente com a opinião dos bebedores, esses rankings possuem uma boa dose de volatilidade. Menos de três dias depois de lançarmos o post sobre as "dez mais" no Untappd, as posições das cervejas no topo mudaram bastante. Por isso, se entrar num desses rankings e estiver tudo diferente, não se assuste. É assim mesmo.
Fermentado por
Unknown
Em
7/17/2013 10:00:00 AM
Do que se trata
Bodebrown,
Colorado,
Eisenbahn,
Lust,
Perigosa,
Petroleum,
Vixnu. Ithaca,
Wäls
4 comentários:
Caro leitor,
Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.
ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.
O Editor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bodebrown não é uma "grande micro" produz metade do que a Dortmund e aproximadamente 1 décimo do que a Colorado.
ResponderExcluirPercebo que não foi levado em consideração o número de vezes que a cerveja foi rankeada para figurar no untappd.
São formas de comparação pouco precisas e não há relevância estatística, pois não há pesos para a quantidade de rankings.
caro Salo,
ResponderExcluira Bodebrown não é considerada por nós uma "grande micro". o ponto e vírgula serve para separá-la das demais, mas de fato ficou ambíguo porque se fala em "o grupo". vou reformular a redação.
no mais, bem... sempre haverá alguém achando que a cerveja x ou y deveria ter sido incluída na lista. os critérios nunca vão agradar a todos...
agradecemos a observações, abs !
Márcio,
ResponderExcluirsua inferência sobre cervejas estarem ou não no ranking é dispensável. O comentário foi motivado pela falta de informação contida no artigo.
Qual é o peso de uma cerveja com mais avaliações e bom ranking, como a Green Cow, em comparação com as que tem pouquíssimas avaliações, como a Ithaca e a Lust? A crítica está relacionada à informação contida (ou não).
Não acho que cerveja X ou Y deveria estar aí no seu ranking, pq ele é só uma ilustração. Não tem nada a ver com sucesso ou insucesso das cervejas.
Novamente, obrigado pelo comentário!
ResponderExcluirabs