terça-feira, 9 de julho de 2013
Top 10 das cervejas brasileiras no Untappd
Entre elas, apenas cinco estilos diferentes (sendo que três são variações da clássica India Pale Ale), o que nos mostra uma tendência clara do mercado brasileiro: Imperial Black IPA, Black IPA, American IPA, American Brown Ale e Russian Imperial Stout (RIS). Eis o ranking:
A presença das IPA não nos surpreendeu, mas foi interessante verificar a entrada das RIS. Isto pode apontar uma mudança importante. As IPAs parecem estar chegando - se é que não chegaram - ao seu ápice. Por mais que haja um marketing forte em torno das cervejas extremamente amargas, pelo menos um ligeiro declínio nessa predominância é inevitável (e saudável para o mercado)
Entre as cervejarias, destaque para a gaúcha Seasons, do craque Leonardo Sewald, que está com três cervejas no ranking. A paranaense Bodebrown, dos criativos irmãos Samuel e Paulo Cavalcanti, marca presença com duas cervejas.
Metade das cerveja tiveram menos de 100 avaliações e a outra metade, mais de 100. A Wals Petroleum, que tem o maior número de avaliações (728) entre as brasileiras neste Top 10, figura em quarto lugar. Outra RIS, a Bigfoot (25) da Seasons, aparece em sexto. A diferença entre a primeira colocada e a última, como podemos ver, foi bem pequena, de 0,30.
Para aprofundar a análise (pois é, temos essa mania), resolvemos investigar os estilos que aparecem na listagem. A American IPA é o estilo com maior número de cervejas brasileiras, passando dos 10, enquanto os outros estilos ficaram entre 4 e 5 cervejas. Também o com o maior número de avaliações. A campeã é a Colorado Indica, com quase 1,3 mil.
A categoria Imperial IPA, com poucos representantes, teve diferença de 0,40 pontos.
A Russian Imperial Stout é o estilo com menor discrepância entre notas, variação de apenas 0,18 pontos.
Já na categoria American Brown Ale, a distância entre a melhor e a pior avaliação foi gande: 1,5 ponto.
Por fim, juntamos as classificadas como Imperial/Double Black IPA e as Black IPA/Cascadian Dark Ale, quem têm o menor número de avaliações.
Queremos deixar claro que não consideramos, e que não se deve considerar, que a posição de uma cerveja reflita uma superioridade em relação a outra, em termos de qualidade. As notas do Untappd refletem, acima de tudo, as preferências dos bebedores. Como sabemos, cada um tem o seu gosto. Além disso, existe ainda a relação nota/numero de avaliações, que pode causar distorções.
Fermentado por
Unknown
Em
7/09/2013 01:18:00 PM
Do que se trata
American Brown Ale,
Black IPA,
Bodebrown,
Bruno Moreno,
Colorado,
imperial IPA,
Indica,
Leonardo Sewald,
Paulo Cavalcanti,
Russian Imperial Stout,
Samuel Cavalcanti,
Seasons,
Serra de Três Pontas,
Untappd,
Wäls
4 comentários:
Caro leitor,
Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.
ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.
O Editor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caro Editor, só agora tive conhecimento do seu blog, avalio como "interessantíssimo". Vale a pena avaliar uma das bebidas mais populares da humanidade. O seguirei. Abraços, Joamara Borges
ResponderExcluirJoamara, obrigado pela leitura, volte sempre !
ResponderExcluirNossa política é de fazer posts aprofundados, analíticos, que ajudem os leitores a entender melhor o que se passa no cenário cervejeiro, com dados confiáveis.
Aliás, o Untappd tem uma distorção séria, que é classificar a MaracujIPA, da 2Cabeças, como "Fruit Beer"...
ResponderExcluirabs
Pois é, Pedro ... segundo as classificações do BJCP e da Brewers Association, o estilo IPA não prevê adição de frutas.
ResponderExcluir