terça-feira, 27 de março de 2012

Yes, nós temos princípios


festival da cerveja, convenção nacional blogueiros de cerveja 700 cervejas

Nós, blogueiros de cerveja, estamos nos organizando de forma mais estruturada. A coisa é séria. Amadores ou profissionais, não importa. Reunimos um grupo - que já conta com mais de 20 integrantes e, esperamos, vai crescer muito mais ainda este ano - em torno de princípios comuns, debatidos à exaustação desde o mês passado.

Estes princípios foram reunidos numa carta, que tive a honra e a satisfação de redigir. O documento está sendo divulgado oficialmente hoje por todos os blogueiros que assinaram o compromisso. O texto é um pouco longo, mas peço a paciência dos amigos leitores.



Blogueiros brasileiros de cerveja 700 cervejas

1ª CONVENÇÃO NACIONAL DE BLOGUEIROS DE CERVEJA


Carta de Intenções

HISTÓRICO

A atividade cervejeira no Brasil está vivendo uma revolução que começou há cerca de dez anos. As importações de cervejas especiais aumentaram significativamente, cervejarias artesanais vem conquistando uma fatia importante do mercado – ainda que em comparação com as cervejarias de massa seja uma fatia pequena – e os cervejeiros caseiros estão proliferando velozmente e alcançando um nível de excelência na produção comparável ao de países com grande tradição nesta área.

Desde meados da década passada, um grupo de entusiastas acompanha de perto e documenta por meio da internet este processo, publicando cotidianamente ideias, informações e opiniões sobre as mudanças que assistimos neste setor no país. Trata-se de um grupo diversificado em pensamento e ação, que reúne profissionais dos mais diversos ramos do saber, unidos pela paixão por cervejas de qualidade: os blogueiros de cerveja.

Suas palavras alcançam um número crescente de leitores sedentos por saber mais sobre uma das bebidas mais antigas conhecidas pela humanidade. Por isso, influenciam um número também crescente de profissionais de mídia acostumados a lidar apenas com as gigantes cervejeiras globais que, por longos anos, mantiveram domínio absoluto do mercado.

Conscientes de seu papel na difusão da cultura cervejeira no Brasil, após realizarem trabalhos conjuntos para medir a amplitude deste movimento e desenvolverem um fórum online de debates, os blogueiros começaram a se organizar efetivamente em 2011. O presente documento tem a intenção de propor os pontos de convergência dos pensamentos dos integrantes – profissionais e amadores – deste grupo, e propor linha gerais de atuação que reflitam suas preocupações comuns.

PRINCÍPIOS

Os Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC) entendem que a divulgação da cultura cervejeira e a análise do mercado cervejeiro devem obedecer a princípios fundamentais de ética, liberdade de expressão e responsabilidade.

Sendo assim, os integrantes do BBC passam a assumir perante o público os seguintes compromissos:

- De fornecer informações e opiniões isentas de influências comerciais indevidas, devendo ser expressas claramente quaisquer condições de produção do material que possam afetar essa isenção;

- De incentivar, em suas manifestações online e offline, o consumo responsável de bebidas alcoólicas;

- De identificar, sem exceções e com o devido destaque, a autoria e a fonte dos materiais (textos, vídeos, imagens) usados que não sejam de produção do responsável pelo blog e seus eventuais colaboradores;

- De indicar de forma objetiva, adotando quaisquer abordagens e nomenclaturas que julgarem convenientes, a forma de produção das cervejas apresentadas em resenhas e reportagens, distinguindo nitidamente as bebidas caseiras das comerciais;

- De adotar práticas condizentes com as boas intenções expressas neste documento, buscando o convívio harmonioso e o fortalecimento da união de esforços com os demais integrantes do grupo.

AÇÕES

Para identificar os blogs administrados em concordância com os princípios desta declaração, o grupo adotará um selo que será conferido, posteriormente, aos blogueiros que manifestarem vontade de agir de acordo com tais princípios, e deverá ser mantido por estes enquanto isto ocorrer.

Os blogs reunidos sob esta organização buscarão realizar ações conjuntas em prol da difusão da cultura cervejeira no país, que podem tomar a forma de campanhas, eventos, e quaisquer outros meios considerados compatíveis com os ideais expostos neste documento.

Tais ações poderão ser definidas e desenvolvidas por quaisquer dos integrantes do grupo, devendo ter o apoio dos restantes na medida do que estes considerarem pertinente.

Blumenau, Santa Catarina, 24 de março de 2012

ASSINADO:

Alexandre Bratt
CluBeer

Bernardo Couto
Homini lúpulo

Bruno Couto
Eu Bebo Sim

Daniel Conde Perez
A volta ao mundo em 700 cervejas

Fabian Ponzi
Bebendo Bem

Fabio Andreoli
Ein Prosit Empório

Fabio Hofnik
Cerveja Brasilis

Guilherm Schwinn
Gastrobirra

Gustavo Corrêa
De gole em gole

João Fanchin Queiroz
Bar do Jota

João Gabriel Margutti Amstalden
Panela de Malte

Linus de Paoli
Rotenfuss Bier

Lucas Serafini
Cervejas Especiais

Luciano Castro
O Mestre Cervejeiro

Luís Celso Sniecikoski Jr.
Bar do Celso

Marcelo Ricardo Monich
Cerveja? Gosto sim.

Marcio Beck
A volta ao mundo em 700 cervejas

Mauricio Beltramelli
BREJAS

Nicholas Bittencourt
Goronah

Rafael Borges
Have a Nice Beer

Raphael Rodrigues
All Beers

Robson Vergilio
Blog do Vergílio

2 comentários:

  1. CAS CERVEJAS ESPECIIAIS -SAO MANUEL - SP -ASSINA E RUBRICA ...

    ResponderExcluir
  2. O portal de cervejas do site WikiRio.com.br vai aderir às práticas contidas na carta de intenções.

    Conte conosco para ajudar a divulgar a cultura cervejeira.

    http://www.wikirio.com.br/Carta_de_Inten%C3%A7%C3%B5es_-_Conven%C3%A7%C3%A3o_Nacionalde_Blogueiros_de_Cerveja

    Atenciosamente,

    André Sampaio
    Editor Chefe - www.wikirio.com.br

    ResponderExcluir

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor