sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Pão de Açúcar quer chegar a
200 rótulos até o fim de 2012



Por mais que os empórios e as lojas especializadas possam oferecer serviço diferenciado, personalizado, e algumas raridades, os supermercados são fundamentais para a difusão das cervejas artesanais e especiais no Brasil.

Por que? Muito simples, porque eles têm poder de fogo (leia-se, das kapital) para negociar com as cervejarias e oferecer preços melhores aos consumidores finais. E alguns, para a felicidade dos apreciadores de boas cervejas, estão fazendo exatamente isto. Destes, o Grupo Pão de Açúcar é provavelmente o que vem apostando mais fortemente neste mercado em crescimento - apesar de não revelar muitos números, coisa de empresa grande.

Fundado em 1948, o grupo tem mais de 1.300 unidades em 18 estados de todas as regiões do Brasil e Distrito Federal, somando quase 3 milhões de metros quadrados de área de vendas. Nesta entrevista - exclusiva, como de costume - procuramos saber mais sobre como o gigante supermercadista brasileiro está investindo no segmento e quais são os seus planos futuros.

ENTREVISTA // Robson Grespan, Comprador Comercial de Cervejas Especiais do Grupo Pão de Açúcar



Quando o Pão de Açúcar inseriu em seu portfolio de bebidas as primeiras cervejas artesanais e especiais? Como foi o processo que levou a essa decisão? Que instâncias envolveu dentro da empresa e quem foi o responsável pela green-light?

Os primeiros rótulos apareceram nos supermercados do Grupo Pão de Açúcar (Extra e Pão de Açúcar) há cerca de quatro anos. Porém, eram cervejas especiais das grandes indústrias. Nesse período, a área Comercial e as próprias lojas começaram a perceber um movimento de clientes em busca de mais marcas, muitas delas importadas, e começaram a buscá-la com importadoras e parceiros comerciais. Foi feita uma análise do segmento no Brasil e exterior para verificar a variedade disponível e as opções que tínhamos para importação. Hoje, o Grupo Pão de Açúcar é o maior varejista neste segmento.

Quantos rótulos a rede compra atualmente? De quantas empresas em quantos países?

O Grupo Pão de Açúcar disponibiliza hoje 120 rótulos de cervejas especiais por meio das bandeiras Extra e Pão de Açúcar. Hoje, a companhia compra os produtos de cerca de dez cervejarias e dez países.

As compras são centralizadas por algum departamento específico?

Sim, as compras nesse segmento são centralizadas dentro da Gerência Comercial de cervejas especiais.

Como é feita a seleção dos rótulos a serem comercializados? A rede conta com alguma consultoria especializada?

Todos os rótulos apresentados ao Grupo Pão de Açúcar são primeiramente pesquisados no mercado por uma equipe própria que já trabalha com cervejas especiais, levando em consideração aspectos como origem, qualidade e aceitação do produto com o consumidor. Passada essa etapa, os rótulos são avaliados de acordo com o perfil de produtos cadastrados na companhia, adequando-o, inclusive, ao tipo de supermercado em que ele será vendido e região do país.

Houve estudos/pesquisas para definir a distribuição dos produtos pelas lojas? Como é determinado o número de unidades a ser encaminhado a cada uma?

Sim, o Grupo Pão de Açúcar possui mapeamento das lojas de acordo com perfil de renda para, assim, inserir os tipos de cervejas mais adequados. O respeito a regionalidade é outro aspecto levado em consideração nesse trabalho.

Quanto (percentualmente ou em valores brutos), as cervejas artesanais/importadas representam no universo das compras de cerveja da rede?

Por questões estratégicas, o Grupo Pão de Açúcar não divulga essa informação.

Como tem sido a evolução das vendas destes produtos?

O segmento de cervejas especiais vem se destacando no Grupo Pão de Açúcar, com crescimento médio em vendas de 90% por ano. A bandeira Pão de Açúcar fez de cervejas especiais uma de suas principais categorias de produtos, apostando em comunicação de loja, anúncios na imprensa e um sortimento diferenciado para chamar a atenção dos clientes. Hoje, a rede tornou-se uma das principais referências para os apreciadores da bebida.

Em decorrência desse sucesso, o Grupo vem realizando treinamentos de cervejas especiais para seus colaboradores das praças de Fortaleza, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, divulgando conceitos básicos e princípios de harmonização. O objetivo é divulgar a cultura cervejeira e fazer com que nossos funcionários fiquem cada vez mais aptos a indicar rótulos e explicar as características das cervejas aos nossos clientes, a exemplo do que o Grupo já faz com vinhos e queijos nobres.

Para divulgar o sortimento de cervejas, a empresa tem realizado feiras de degustações onde os produtos são organizados em ilhas especiais e oferecidos com descontos especiais a clientes. Muitas vezes organizamos um calendário de palestras para clientes com parceiros de negócios, onde abordamos desde a origem da cerveja, até os tipos e harmonização com gastronomia.

Existem planos para aumentar a quantidade de rótulos de cervejas artesanais e especiais no próximo ano? Para quantos?

Sim, estamos com projeto de aumentar nosso espaço físico na loja e sair de 120 para 200 rótulos até o final de 2012.

Que parcela eles podem alcançar das vendas totais de cerveja da rede, nos próximos anos?

Por questões estratégicas, o Grupo Pão de Açúcar não divulga essa informação.

Qual a visão da rede Pão de Açúcar a respeito da maturação do mercado nacional de cervejas artesanais e sobre o mercado de importação de cervejas especiais? Que entraves precisam ser superados para que o desenvolvimento destes se consolide?

Hoje, o mercado brasileiro esta aquecido e o consumidor já encontra um universo abrangente de estilos, cores, aromas e sabores, com opções para todos os tipos de bolsos. O projeto do Grupo Pão de Açúcar para próximo ano é ter um espaço de gôndolas exclusivo para as cervejas artesanais brasileiras. Sobre as cervejas importadas, nosso foco é continuar buscando rótulos que o cliente degusta no exterior e encontre-os em nossas lojas, tais como as Baltikas (Rússia), Estrella Galícia (Espanha) e Spitfire (Inglaterra).

3 comentários:

  1. Sou cliente do PDA, fornecedor do PDA e admirador da iniciativa que ele teve de promover e difundir a cultura cervejeira.
    Quem está no mercado sabe a dificuldade de se conseguir capilariade na distribuição, e um lugar ao sol em uma boa gondôla de supermercado (ainda mais em uma rede do nível deles).
    Parabenizo essa iniciativa, e espero que consigamos levar os sabores especiais das cervejas artesanais, a cada vez mais pessoas.
    Sucesso!!!
    Marcos Estellita (Cervejaria Colorado)

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  2. Olá, Marcos !

    Nós do blog também parabenizamos essa iniciativa (o post, aliás, nada tem de publieditorial, aqui não fazemos isso). Felizmente, há mais supermercados aderindo, e se interessando por oferecer rótulos diferentes ao seu público. Não porque são bonzinhos, como os leitores podem perceber neste post, mas porque é bom negócio para eles.

    É bom negócio ainda para os cervejeiros, cujos produtos são descobertos por pessoas muito distantes da sua área original, e também para os consumidores, que passam a poder experimentar várias cervejas excelentes das mais variadas origens.

    Teremos mais posts como esse. Fiquem ligados.

    abs !

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  3. Parabéns ao Grupo Pão de Açucar por esta iniciativa, moro em uma cidade pequena (Lorena) e vou quase todo dia no mercado em busca de novidades (artesanais-BR e importadas) que eu gosto de tomar (e colecionar). Esta variedade do PDA só vi coisa parecida nas lojas especializadas da capital SP

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