quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

DeliBeer 2012 será em julho

A segunda edição do DeliBeer, evento de degustação de cervejas que rolou no Rio de Janeiro no meio do mês (16, 17 e 18), está prevista para julho. Apesar de não ter trazido o resultado financeiro esperado, os organizadores se disseram satisfeitos. Nós do blog, que estivemos lá, concordamos.

Em três dias de festa, o centro de convenções do Hotel Marina recebeu mais de 1.000 cervejeiros. O espaço fica na orla do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, e tem uma vista espetacular.



O salão não é muito grande, mas nove stands expositores ficaram bem colocados e o local suportou os picos de aproximadamente 200 pessoas. No ápice do evento rolaram algumas filas, mas nada que causasse tumulto.

A Baden Baden foi a cerveja mais vendida no evento, de acordo com os organizadores. A mais degustada foi o chopp Avena, da cervejaria niteroiense Noi - cervejaria da minha terrinha com receita do mestre Leonardo Botto - seguida pela Hopium, da galera da Confraria do Marquês em parceria com o Boteco Colarinho.

O stand "Trimarca", composto por Eisenbahn, Devassa e Baden Baden foi essencial para a realização do evento. A Schincariol, que reúne essas três marcas chegou junto no investimento. Importantíssimo essa mãozinha da gigante cervejeira, espero que continuem apoiando essas iniciativas.

Como falei sobre as filas, devo dizer que elas foram causadas pelo BeerShop, o único stand com cervejas importadas para venda. Isso aconteceu porque conforme o dia foi passando e as opções de degustação se esgotando, o pessoal começou a buscar alternativa nas importadas.

O que pude notar no público em geral é que muitos estavam conhecendo o mundo das cervejas especiais. A demanda de informações estava grande. Ponto positivo para o BeerShop. O pessoal que estava a frente do negócio sabia o que estava vendendo e foi super atencioso com quem chegava e não sabia o que levar.

A presença do mestre em estilos Mauricio Beltramelli, que ministrou um workshop, foi bem interessante. Foi bem informativo e a galera participou bastante com várias perguntas muito pertinentes sobre diversos assuntos.

Destaque para o espaço "Leia antes de beber, porque depois complica" que estava vendendo o Guia Zahar de Cervejas, do beer hunter Michael Jackson - não é o rei do pop! - e a Larousse de Cervejas. O Guia do M.J foi o mais vendido, espera-se mais títulos para o próximo.

Troquei alguns emails com a idealizadora do evento, Annelize Hochmann, e fiquei sabendo que o evento deu prejuizo, mas mesmo assim ela disse estar feliz:

"O feedback do público foi muito melhor do que imaginamos, as pessoas além de terem curtido o evento, estavam agradecidas pela iniciativa, o que nos surpreendeu muito! Foi muito louco contar com gente que chegou a uma da tarde e foi embora às nove da noite! O visual, o clima, a musica, as cervejas, enfim, tudo culminou num evento de 'passar o dia' em confraternização com amigos e com cervejeiros em geral".

O resultado completo da conversa vocês verão em breve.

É isso ai galera. Até a próxima! Fiquem ligados para atualizações sobre a realização do DeliBeer 2012.

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