sábado, 3 de dezembro de 2011

Test-drink # 1 - CAS Coconut Black

Em mais uma extenuante reunião de trabalho, a equipe de A VOLTA AO MUNDO EM 700 CERVEJAS avaliou a Coconut Black, da CAS Cervejas Especiais, de São Manuel (SP).

Quando começou o papo via email com o Cassiano (esse aí do lado, todo orgulhoso), ele estava se preparando para a primeira brassagem (relembrando o cervejês: brassagem é fazer a mistura pra cerveja e cozinhar) da Coconut Black, uma cerveja estilo porter, tipo de cerveja escura tipicamente inglês que se espalhou pelo mundo, mas com um toque bem brasileiro: a inclusão de boa cocada preta na receita.

Entusiastas que somos da inovação cervejeira - não é à toa que adoramos tanto o pessoal da escocesa Brew Dog, entre outras -, ficamos curiosos, e o Cassiano se dispôs a enviar uma amostra para nossa análise criteriosa.

Ficamos meia hora suando para abrir o pacote à prova de explosão que ele mandou - nos mantendo informado de cada passo da viagem das suas "meninas". Deixamos gelar um pouco, afinal porter não é para ser bebida muito gelada, mesmo, e partimos pra dentro.

Contra a luz, é de um marrom-achocolatado bonito - infelizmente, as fotos da degustação não fizeram jus, então, optamos por não publicar. É muito levemente turva. Tem espuma média, como convém ao estilo, bastante 'aerada' e puxada para o bege. O aroma do malte torrado se sobressai, com um leve frutado provavelmente vindo do fermento, o álcool não aparece e é possível sentir um pouco da cocada preta, ainda que bem de leve. Na boca, processo semelhante, começo agridoce de malte torrado bem seguido pelo gosto da cocada, agora bem mais aparente, e um pouco de lúpulo mais para o herbal. O final é de média duração, agridoce e agradável.

Por princípio, como os leitores já devem ter percebido, não estabelecemos cotações para as cervejas que provamos - não somos juízes, nem queremos isso. As descrições de degustações são para compartilhar experiências e informações que incentivem as pessoas ao consumo responsável. Por esse aspecto, apesar de não ter sido opinião unânime da nossa banca (houve um voto neutro, em três), podemos dizer que valeu a pena provar a CAS Coconut Black.

O link para o site do Cassiano está ali na barra da direita.

Um comentário:

  1. Valeu Márcio e equipe do A VOLTA AO MUNDO EM 700 CERVEJAS, breve estrei enviando mais algumas meninas para "extenuante degustação em reunião de trabalho".

    Grande abraço , obrigado por uma de minhas "crias" inaugurar a sessão # Test-drink , e também pelo carinho que recebi de vocês, especialmente o Marcio Beck que foi meu contato !


    MESTRE " CAS"
    CAS CERVEJAS ESPECIAIS
    Desde 1986

    ResponderExcluir

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor