quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cidade Imperial muda de endereço
e vai lançar edição comemorativa


Da realeza, a cervejaria Cidade Imperial não tem apenas o nome. Além de construída na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, onde a família real brasileira se instalou, foi fundada pelo trineto do imperador Dom Pedro II, príncipe Francisco de Orleans e Bragança, e dirigida pela princesa Rita de Cássia de Orleans e Bragança.

A cervejaria passou momentos difíceis com as chuvas de janeiro de 2011, que mataram cerca de 1 mil pessoas. Apesar de não ter sido tão devastada quanto Teresópolis, que concentrou quase metade das mortes, a cidade também foi atingida duramente pelas tempestades.

A tragédia trouxe diversas perdas e uma grande mudança. A cervejaria trocou o terreno na Estrada Ministro Salgado Filho, no Vale da Esperança, por um na Rua do Mosela, no bairro do Mosela (na foto abaixo).


Nesta entrevista ao blog A VOLTA AO MUNDO EM 700 CERVEJAS, a administradora da cervejaria, Rita de Cássia, fala sobre o novo espaço que está sendo criado para receber visitantes, e revela que a comemoração dos 15 anos da cervejaria, este ano, inclui o lançamento de uma edição especial, cujo estilo está sendo definido.


ENTREVISTA
RITA DE CÁSSIA DE ORLEANS E BRAGANÇA, da Cervejaria Cidade Imperial

Sabemos que nas chuvas do ano passado a estrutura antiga da cervejaria sofreu bastante. Houve perdas nos equipamentos?

As perdas materiais foram muito grandes. Toda matéria prima que tínhamos, bem como todo produto estocado nos tanques e em garrafas ficou comprometido. Tivemos que jogar tudo fora.

O espaço será ampliado. E a produção, continuará em 60 mil litros por mês?

O novo espaço é maior. Temos uma área de aproximadamente 1.400 m² onde foram instalados 3 tanques da sala de cozimento, o tanque pulmão e nosso sistema de envase e rotulagem. Nessa nova área temos capacidade para ampliar muito nossa capacidade mensal e estamos nos reestruturando e programando nosso espaço de degustação.


Quanto foi investido no novo espaço? Quais serão os próximos investimentos?

Todo investimento feito foi obtido através do financiamento do BNDES [Nota do Editor: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, órgão de fomento a negócios do governo federal] através do Banco do Brasil liberado para as empresas afetadas pelas chuvas de janeiro de 2011.

Quanto tempo demorou para escolher o local? O que estava instalado nele? A escolha foi apenas técnica?

Após a primeira enchente que ocorreu em 2008 já pretendíamos nos transferir. Já estávamos avaliando essa possibilidade e visitando alguns imóveis a proximadamente um ano. Nele, funcionou por quase cinqüenta anos, uma fábrica de bijuterias, onde trabalhavam aproximadamente 800 funcionários, mas, que lamentavelmente, com a concorrência dos chineses, foram obrigados a encerrar as atividades a proximadamente 10 anos atrás.

O modelo de cervejaria com espaço para degustação e visitas organizadas é bastante utilizado na Europa e nos EUA, mas no Brasil parece bastante incipiente. Quais são as expectativas em relação a demanda de visitantes?

Nossa demanda de visitantes é grande. Já temos muitas solicitações de pessoas querendo conhecer nosso trabalho. E, atualmente, com a localização da fábrica na Mosela, bairro de colonização típica alemã, cremos que trará bastante movimentação em torno da visitação.

Até o momento, a produção tem se centrado nos estilos alemães e tchecos. Há planos de experimentar receitas de outras escolas?

Com o paladar do brasileiro apreciador de cervejas especiais, acreditamos que há espaço para mais novidades sim. Recentemente lançamos, a título experimental, uma cerveja com características bem específicas, helles münchen, com maior concentração de matéria prima, mais tempo de maturação e teor alcoólico pouco mais elevado mas, com a surpreendente aceitação do público, decidimos mante-la permanentemente em nossa linha de produtos. Para este ano, estamos programando o lançamento de outra cerveja, em comemoração ao 15º aniversário da empresa. Esperamos comemorar juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor