domingo, 24 de julho de 2011

Por que este blog?

Muito simples.

Depois de seis anos experimentando cervejas de todo os países que consegui encontrar (com preferência para as belgas, francesas e holandesas), ganhei de presente - thanks, dear ;) - um exemplar de Great Beers - 700 of the best from around the world, excelente edição organizada por Tim Hampson, que inclui ainda alguns roteiros cervejísticos mundiais.

Apesar de já ter visto - e bebido - muita coisa nestes últimos anos, percebi uma grande quantidade de cervejas que não conhecia. Por curiosidade. Comecei a marcar as que já tinha provado. Qual não foi a minha surpresa ao ver que só tinha 27 "pontos" - depois colocarei a lista aqui. Faltam 673, portanto, o que me levou a calcular...

Bebendo uma por dia, seriam pouco menos de dois anos. Perfeitamente factível em termos de tempo, só que fica fora das possibilidades do meu bolso, e também da minha rotina. Bebendo uma por semana, dá uns 13 anos. Nada mal, é um objetivo de longo prazo. E o custo fica assimilável.



Então, decidi postar pelo menos uma cerveja da lista por semana, com comentários, dados do fabricante e da receita, links para sites oficiais, etc. As cervejas serão escolhidas sem ordem particular, seguindo essencialmente o critério da disponibilidade. Muitas, é importante ressaltar, são difíceis de achar ou sequer vendem por aqui (alô, importadores!).

Não sou sommelier, apesar de até cogitar fazer um curso -, sou jornalista, e portanto não esperem dos textos longas análises sobre o "retrogosto" de uma determinada ou das "notas", o "nariz" e toda a terminologia. Quero apenas passar informações e algumas impressões de um consumidor que gosta - e bastante - do produto. Pretendo ainda produzir reportagens sobre o setor, que também serão postadas aqui.

Espero que gostem.

4 comentários:

  1. nice blog, dude!

    wish you good vibes!

    cheers and let`s drink it up!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Também tenho o livro 700 Grandes Cervejas. Sou um apreciador desta grande bebida, e estou sempre a procura de novas cervejas para provar. Me identifiquei com o seu post. Não sou um expert, mas quero sempre provar novos sabores. Tanto que comecei com um blog sobre minha coleção de latas e hoje só falo quase sobre as cervejas que bebo. Se quiser fazer uma troca de links, como parceria, segue meu link: http://rafagallas-minhacolecaodelatas.blogspot.com/ . Qualquer coisa, me avise ! Até mais ! rafael gallas

    ResponderExcluir

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor