segunda-feira, 25 de julho de 2011

# 28 - Gouden Carolus Classic



Brouwerij Het Anker (Bélgica)

Há certas cervejas cuja história acrescenta bastante à satisfação do momento de beber. A dark special beer Gouden Carolus é uma delas. Homenageia o imperador romano Carlos V (Charles para os franceses e Carolus para os romanos), um entusiasmado cervejeiro - coisa incomum entre os nobres da época, que preferiam o vinho. Diz a lenda que ele mandava importar suas caixas de ales para a Espanha, onde morou após abdicar. A Gouden Carolus começou nos anos 1950, com o nome Emperor's beer, e foi rebatizada na década seguinte.



A espuma é cremosa e de rápida dissipação. Tem cor marrom-avermelhada (vermelho-rubi, como prefere o fabricante), efeito do malte escuro utilizado em sua receita. É uma cerveja densa, encorpada e adocicada, que desliza pela garganta, esquentando tudo no caminho. Deixa um gosto residual agridoce bem agradável e que demora a ir embora. Bastante equilibrada entre doçura/amargor.

A história da Het Anker, fabricante da Gouden Carolus, começa no século 15, na beguinage - comunidade católica leiga de caráter semi-monástico - de Mechelen. Em 1471, o rei Charles concedeu às beguines - mulheres que optavam por devotar sua vida a orações e ajuda aos enfermos, sem no entanto assumir os votos típicos das freiras - locais permissão para fazer cerveja para o próprio uso delas, completamente livre de impostos e taxas. Por mais de quatro séculos, foi o que elas fizeram.

A cervejaria da beguinage foi comprada pelo empresário Louis Van Breedam em 1872, passando a ser uma das primeiras operadas a vapor no país. Para rebatizá-la, em 1904, Van Breedam decidiu homenagear o cervejeiro mais famoso da região, Jan in de Anker. Chamou-a de Het Anker (A Âncora). Seu filho, Victor, entrou no negócio em 1912, assim como o filho deste, Charles, logo o seguiu, o filho deste, Michel, começou em 1968, e o sobrinho deste, Charles Leclef assumiu a empresa em 1990.

Somente 14 cervejarias belgas (15% do total) são integrantes da Belgian Family Brewers, associação sem fins lucrativos que reúne as famílias com pelo menos cinco décadas de experiência no ramo da cervejaria. A Het Anker é uma delas.

Atualmente, além da cervejaria, a Het Anker tem uma destilaria, um hotel e uma brasserie, que passou por reformas no ano passado. O cardápio parece bem apetitoso, mas não mostra preços. No hotel, a diária é 78 euros (solteiro) e 97 euros (casal) durante a semana, durante o fim de semana, curiosamente, aparece mais barato: 74 euros e 78 euros. Tem também uns arranjos interessantes que incluem, além de diária para 2 pessoas, com café da manhã, jantar, passeio, degustações das cervejas deles, incluindo a top Cuvée van der Keizer, por 160 euros.

Mechelen, a julgar pelas informações do site, não apresenta dificuldades de acesso a partir das principais cidades belgas.


Graduação alcoólica: 8,5 %

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor