quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cerva à vista ! - Documentário Cerveja Brasilis abordará revolução brasileira

Zarpando rumo a mares - de água, cevada e lúpulo - nunca antes navegados, o produtor de cinema Fábio Hofnik decidiu, no ano passado, que tomaria para si a tarefa de registrar a revolução cervejeira que está fermentando no Brasil. Do alto da gávea de sua nau eletrônica, avistou bares, cervejarias, lojas especializadas. Descendo dela, falou com cervejeiros profissionais ou amadores e apaixonados pela bebidae. O resultado é Cerveja Brasilis, provavelmente o primeiro documentário de longa-metragem a abordar o desenvolvimento da atividade no país - nossas buscas online nos principais bancos de dados de cinema não encontraram nada semelhante.

Encontramos com Fábio durante a 1a. Convenção Nacional dos Blogueiros de Cerveja, realizada no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC), quando ele colhia depoimentos dos expositores e do público, e falou um pouco da proposta. Agora, nesta entrevista para A VOLTA AO MUNDO EM 700 CERVEJAS, Hofnik conta o caminho árduo percorrido até agora pela produção, que ele pretende exibir em festivais de documentário e de cerveja e lançar em DVD.

ENTREVISTA
FÁBIO HOFNIK, DIRETOR DO DOCUMENTÁRIO CERVEJA BRASILIS




Quando e como você se interessou pelo mundo da cerveja?

Sempre tive uma certa rejeição pelas cervejas 'populares' e não sabia o motivo. Há alguns anos, num bar em São Paulo, tive a oportunidade de provar uma cerveja especial nacional vi a diferença. Daí, fui atrás. Na época, eram poucas e raras.

Como surgiu a proposta do Cerveja Brasilis?

Em 2010, já tinha lido algo sobre esse novo mercado nacional. No ano seguinte, resolvi que faria um filme autoral sobre algum assunto 'novo' e que me agradasse. Foi quando me veio a idéia de contar a história desses produtos tão cheios de curiosidades que estamos provando agora.

Qual a proposta do documentário? Qual o objetivo?

O Cerveja Brasilis se propõe a contar história e cultura que a cerveja especial brasileira está formando nos últimos tempos, principalmente agora com o crescimento do mercado. Mas vai além, abordando assuntos como a ciência por trás da cerveja, o mercado financeiro, casos de inovação tecnológica e outros assuntos.

Como foi reunida a equipe?

A equipe é formada conforme a demanda. Em festivais precisamos de mais gente para cobrir o evento completo. Nas visitas às fábricas levamos equipamento específico para o que eu quero captar, mas o núcleo mesmo são só duas pessoas.

Quem apóia/patrocina o filme?

Entendemos que qualquer produto, tenha o tamanho que tiver, deve ter alguma forma de divulgação ao público. A mídia de cinema/TV cumpre bem esse papel com filme documentários sem ter uma abordagem comercial e sim contando os atributos do assunto do filme em si. Como estamos em uma fase de crescimento das microcervejarias e elas só vão conseguir isso se unindo, como é a idéia inicial, estamos viabilizando o filme (e todos os produtos que surgem a partir dele) justamente unindo as microcervejarias e empresas que se envolvem com o universo das cervejas especias aqui no Brasil ao filme, fazendo assim que ele seja possível e realmente aconteça.

E quanto ao orçamento?

Os números foram calculados a partir de custos de produção (equipe, equipamento, viagens a todas as fábricas e afins, administrativos, burocráticos e legais) e divididos em cotas.

Houve tentativas de captação de recursos por meio de leis de incentivo cultural?

Nesse primeiro filme, eu quis que cada cervejeiro sentisse a importância única do Cerveja Brasilis existir. Não fui atrás de recursos de empresas que não têm ligação com a cultura cervejeira brasileira. Os próximos projetos sim estarão com leis de incentivo cultural por se tratarem de segmentos mais específicos.

Qual tem sido a reação dos cervejeiros à proposta do filme?

Todos os cervejeiros (micro, caseiros, grandes) foram unânimes na recepção da idéia do Cerveja Brasilis (o filme e todos os outros produtos que virão a partir dele). Todos entenderam que realmente estamos no período certo para que exista uma forma de divulgação abrangente, que atinja todos os públicos, até os que nunca tomaram a cerveja 'popular' por exemplo.

Qual a duração prevista do documentário? Pode adiantar algo sobre o formato?

Estimamos uma versão de 70 minutos como o filme principal, e outras versões menores sobre assuntos específicos para web.

Como está o cronograma até o lançamento? Quais são os planos para o lançamento, até o momento?

Estamos em gravações e em paralelo fechando acordos com cervejarias, ainda não passamos da metade do caminho.

Que foco deverão ter as exibições? Festivais e espaços culturais ou existem perspectivas de lançamento comercial?

Sim, festivais de cinema, documentário. Festivais de cerveja pelo mundo e uma versão em DVD para distribuição.

Depois deste, já pensa em algum outro filme nessa linha, sobre cerveja? Ainda vê muitas histórias a serem contadas?

As histórias cervejeiras nascem todos os dias no Brasil. A cada festival que visito, conheço novas histórias. continuaremos contando essas histórias, para sempre, no site do Cerveja Brasilis.

Que histórias mais o empolgaram/emocionaram/surpreenderam?

As histórias mais empolgantes sem dúvida são as dos cervejeiros caseiros. De como eles conseguem em casa fazer um produto com qualidade e principalmente com originalidade nas panelas da cozinha. São muitos casos curiosos e a maioria tem o desejo de um dia ter sua própria cervejaria. Eles já pensam em rótulos, garrafas, e suam muito para conseguir seus poucos litros, para a felicidade dos amigos que provam suas experiências nos finais de semana. (Imagens do filme cedidas pelo diretor)

6 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista! O projeto Cerveja Brasilis é muito bacana e espero que se concretize o mais breve possível.
    No entanto, uma correção: o primeiro documentário sobre cerveja artesanal feito no Brasil é o "Arte Para Beber", feito no ano passado pelo Thales Carneiro, do blog Gole de Cerveja. Aqui está o link: http://youtu.be/6LKqAadRoDE
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela observação, Fabian ! O Arte para beber tem muitos méritos, mas foi feito exclusivamente para a web e tem apenas 15 minutos... Mas atualizamos aqui o começo do texto para especificar: documentário "de longa-metragem". No mais, estamos todos na torcida pelo Cerveja Brasilis!

    ResponderExcluir
  3. Cerveja Brasilis é sem dúvida um grande marco para a cultura cervejeira no Brasil, tanto o Fábio quanto o Marcos estão realizando um belo trabalho! Estamos anciosos para ver ele pronto!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, o documentário do Thales tem 30 minutos, o link era apenas da 1ª parte. Mesmo para web (o que foi apenas uma opção, já que o formato não inviabiliza outras mídias), ele não deixa de ser um documentário. No caso do Cerveja Brasilis, é apenas um projeto em desenvolvimento ainda, como pode se ver na entrevista. Estamos na torcida ansiosa para que ele se concretize, mas ainda é só um projeto.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo com 30 minutos, ainda é um média metragem (deixei lá a especificação que o cerveja brasilis deverá ser o primeiro longa)... sem querer desprezar o formato web, que é importante, claro.

    ResponderExcluir
  6. Parabens e sucesso. Att. - Donini - Nova Pacaembu Cervejaria - http://nova-pacaembu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor