quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Bebendo com os olhos #3 - Cuvée René - Art Déco engarrafada

À primeira vista, e pra quem não está familiarizado com o estilo Lambic a que ela pertence, a Lindeman's Cuvée René nos dá a impressão de ser uma cerveja mais suave. Seu rótulo exalta um estilo que passa pelo Art Déco, que contribui para a impressão de que se trata de uma cerveja mais "manufaturada" do que o que o método de fabricação sugere.

Ao degustá-la, percebemos que algumas escolhas, sobretudo em termos de cores, foram muito bem aplicadas. Seu sabor avinagrado, ácido, vai muito bem com o amarelo carregado no magenta que permeia todo fundo de seu rótulo. O vermelho e o preto reforçam essa impressão sensorial da sua degustação. Aliás, o uso do vermelho ajudou ainda a destacar as iniciais do nome da cerveja em meio às curvas e desenhos complexos típicos de algumas estações de metrô em paris e demais adornos espalhados pela Europa em meados da década de 1920.

Creio que a escolha das famílias tipográficas tenha sido para contrastar com tantos elementos decorativos. A Cuvée tem em seu título uma "falsa serifada" (a serifa existe, mas não tão evidente) o que ainda nos prende ao estilo decorativo, contudo todo o resto é composto por lapidárias, o que facilita a leitura, destacando-se dos demais elementos.

No rótulo traseiro, um pergaminho nos remete, também, a época antiga em esse estilo de cerveja – que leva trigo em sua composição e é uma mistura de cerveja "jovem" com outra envelhecida por anos – foi fermentada pela primeira vez.

Alguns pontos negativos vêm do fato do elemento decorativo (em preto) abranger uma área muito grande no rótulo frontal. A marca da cervejaria, bem como o ano de fabricação da Cuvée, nos dão a impressão de terem sido jogados nos únicos espaços disponíveis em meio a tantas voltas e revoltas.

Para finalizar, destaco o uso do papel metálico (do tipo foil) em tom dourado no lugar do recorrente rótulo de gargalo e a cor esmeralda da garrafa (que favorece a oxidação do líquido). Aspectos que passam a impressão de ser uma garrafa de champagne - o que não deixa de ser coerente.

2 comentários:

  1. cor safira da garrafa? favorecer a oxidação do líquido? o escritor eh daltonico? a cervejaria é burra pra querer oxidar de proposito a sua breja???

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, obrigado por apontar os erros. Podia ter assinado o comentário, seria mais legal agradecer a alguém com nome e sobrenome.

    Nosso designer não é daltônico, mas trocou as bolas com a pedra preciosa: a garrafa lembra a esmeralda, não a safira.

    Já a questão da oxidação foi fruto de um mal-entendido, também agora corrigido. Ao permitir a passagem maior de luz, a oxidação é favorecida pela garrafa verde, mas não há evidências de que a cervejaria realmente a deseja.

    E é sabido que a Heineken, por exemplo, faz uso deliberado de vidro verde em suas garrafas. Seria a Heineken burra?

    ResponderExcluir

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor