quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ENTREVISTA EXCLUSIVA - Os criadores do Beertone explicam sua invenção

O projeto surgiu na web em novembro do ano passado. Explicado de forma meio vaga, o que se soube é que pretende unir o design gráfico ao mundo das cervejas. Uma espécie de tabela/guia de estilos de cervejas, orientada por aquela famosa escala de cores usada por designers do mundo todo, em vez das escalas Standard Reference Method (SRM) e European Brewer's Convention (EBC) usadas tradicionalmente pelos cervejeiros.

Na prática, são 202 cards em formato de copo de cerveja (17.5 cm x 5cm), com as cores variando do amarelo pálido das lagers de massa ao preto denso das mais ricas stouts imperiais, cada uma representada por um rótulo. Querendo saber mais (como sempre), fomos atrás dos criadores do Beertone. Radicado na Suíça desde 2009, onde trabalha em uma agência de propaganda, o brasileiro Alexander Michelbach é um deles; o outro é o suíço Daniel Eugster, também do ramo publicitário. Em entrevista exclusiva ao designer do 700 Cervejas, Vinicius Borges, eles explicam, afinal, do que se trata sua invenção.

ENTREVISTA 
ALEXANDER MICHELBACH E DANIEL EUGSTER, CRIADORES DO BEERTONE



Como surgiu a idéia de transformar a escala SRM nesse tipo de tabela?

A idéia inicial era mais simples do que é hoje. Iríamos estruturar o Beertone após a comparação de cores entre as cervejas escolhidas e assim montar a paleta. Mas já nas primeiras pesquisas conhecemos a escala SRM e através de contato com cervejarias e mestre cervejeiros, decidimos seguir a tabela SRM para ter o embasamento técnico necessário para que a publicação seja coerente com a complexidade da produção de uma cerveja.

O formato alongado da tabela ajudou ou desafiou o processo de criação do design?

O formato alongado, no caso formato de um belo copo de cerveja, dificultou o layout no início, em relação a quantidade de informações por página, assim como o tamanho da URL da cervejaria. Mas conseguimos superar esse pequeno detalhe.

Como foi o processo de adequação da escala SRM às referências CMYK, RGB...

Esse sim foi um desafio. Montamos um pequeno estúdio, para fotografar as garrafas e o líquido. Infelizmente, as cervejas não podiam estar geladas para que fotografássemos, pois a baixa temperatura embaçava o copo, tornando a imagem, a cor da cerveja, diferente da real. Por isso sempre tinhamos duas ou três garrafas de cada cerveja. Depois de muitos testes, chegamos ao resultado desejado e pudemos iniciar as adequações.

Vocês colocaram o Beertone em pré-venda em dezembro (após alguns contratempos, a tabela começará a ser produzida no final de fevereiro). Quanto tempo levou o desenvolvimento da idéia e em que etapa ela se encontra?

A idéia se encontra em constante desenvolvimento, aproveito para agradecer a todos feedbacks e mensagens que nos motivam a continuar o projeto e mudanças ou pequenos ajustes que as pessoas sugerem. No momento estamos trabalhando em 2 versões em paralelo, cervejas suiças e cervejas do mundo. Posso dizer que novidades interessantes virão , principalmente para o mercado brasileiro.

Além das tabelas suíça, da alemã e brasileira, que outras teremos futuramente?

Como falei, teremos a edição cervejas do mundo e provavelmente uma versão que será específica para o Brasil, com um foco diferenciado. Novas edições sempre surgirão pois dificilmente conseguiremos incluir todas cervejas em um só Beertone, uma edição que com certeza teremos será Brasil - Cervejas Artesanais.

Você vive na Europa. Quais são as suas fontes de pesquisa em termos de cervejas Brasileiras? Alguma brazuca predileta durante o processo de seleção?

Estou há quatro anos fora do Brasil, mas sempre em contato com amigos e fontes de informação do país, além de contato com mestre cervejeiros e empresas do ramo. Nos meetings que realizei durante essa semana fui informado que o mercado de cervejas, principalmente de cervejas premium e cervejas artesanais cresceu muito nos últimos anos e o interesse pela cultura da cerveja aumentou consideravelmente. Ainda não iniciamos a produção da edição brasileira, mas não tenho dúvida que conhecerei várias que se tornarão minhas prediletas.

Qual a sua percepção da receptividade da tabela de cervejas brasileiras em um mercado tão bem servido de "belos exemplares"?

Acredito que o Beertone Cervejas Brasileiras terá uma boa receptividade. Provavelmente, teremos diferentes edições para que possamos disponibilizar o que há de melhor para todos os gostos e necessidades.

Em termos de mercado, quais públicos vocês esperam atingir? Vocês vendem a Beertone como sendo um tipo de guia de estilos de cerveja, ou a questão da escala SRM é o "carro-chefe"?

Acredito que o Beertone poderá atingir tanto um entusiasta por cerveja, que encontrará na paleta marcas que não são conhecidas do mainstream, de mercados distantes e ainda desconhecidos como no caso cervejas Suiças, quanto pessoas que trabalham com criação, design e são fãs de cerveja e terão um produto diferenciado ou uma opção para presentear um amigo. Como a escala SRM não é tão conhecida pela maioria acredito que com o Beertone ela ganhará mais destaque e interesse.

Os valores estão em francos suíços. Algum plano de comercialização em mercados fora da Europa?

Os valores serão atualizados. Como recebemos muitos feedbacks e contatos do mundo todo, deveremos informar o valor em dólar e a coversão para os demais países. Sim, existe plano de comercialização fora da europa, tanto via internetcom parcerias com correios locais para baixar o valor do envio, assim como determinados pontos físicos terão o Beertone, também em português.

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