quarta-feira, 17 de julho de 2013

Top 5 - As cervejas brasileiras de 'elite' nos rankings internacionais

Fizemos uma análise do ranking do Untappd, vocês curtiram, e nós decidimos ir além. Além da rede social/aplicativo que é febre entre os bebedores, reunimos os dois maiores rankings internacionais de cervejas: RateBeer e BeerAdvocate.

Cruzando os dados destes três rankings, chegamos a uma "elite" das cervas nacionais. São os cinco rótulos que aparecem entre as 20 brasileiras com as melhores avaliações em todos os fóruns.

OBS: Dados coletados em 11/07/2013

Não à toa, quatro das cinco cervejas pertencem ao que podemos classificar, ainda que paradoxalmente, como "grandes micros": a catarinense Eisenbahn (propriedade da gigante Kirin Brasil), a mineira Wäls e a paulista Colorado. A paranaense Bodebrown, bem menor, completa a lista.

O destaque é a veterana Colorado, de Ribeirão Preto. Além de figurar com duas cervejas entre as "unânimes" nos três rankings, tem, na média, a cerveja mais bem colocada, a Ithaca.

Em seguida, vêm a Wäls Petroleum, que assim como a Ithaca é representante do estilo Russian Imperial Stout. Na sequência Vixnu, Lust e Perigosa.

É importante observar que, por se tratar de rankings internacionais, cervejas que já estão sendo exportadas há bastante tempo levam vantagens, como Eisenbanh e Baden Baden, e provavelmente por isto figuram com vários estilos nestes rankings.

Por serem alimentados diariamente com a opinião dos bebedores, esses rankings possuem uma boa dose de volatilidade. Menos de três dias depois de lançarmos o post sobre as "dez mais" no Untappd, as posições das cervejas no topo mudaram bastante. Por isso, se entrar num desses rankings e estiver tudo diferente, não se assuste. É assim mesmo.

4 comentários:

  1. Bodebrown não é uma "grande micro" produz metade do que a Dortmund e aproximadamente 1 décimo do que a Colorado.

    Percebo que não foi levado em consideração o número de vezes que a cerveja foi rankeada para figurar no untappd.

    São formas de comparação pouco precisas e não há relevância estatística, pois não há pesos para a quantidade de rankings.

    ResponderExcluir
  2. caro Salo,

    a Bodebrown não é considerada por nós uma "grande micro". o ponto e vírgula serve para separá-la das demais, mas de fato ficou ambíguo porque se fala em "o grupo". vou reformular a redação.

    no mais, bem... sempre haverá alguém achando que a cerveja x ou y deveria ter sido incluída na lista. os critérios nunca vão agradar a todos...

    agradecemos a observações, abs !

    ResponderExcluir
  3. Márcio,

    sua inferência sobre cervejas estarem ou não no ranking é dispensável. O comentário foi motivado pela falta de informação contida no artigo.

    Qual é o peso de uma cerveja com mais avaliações e bom ranking, como a Green Cow, em comparação com as que tem pouquíssimas avaliações, como a Ithaca e a Lust? A crítica está relacionada à informação contida (ou não).

    Não acho que cerveja X ou Y deveria estar aí no seu ranking, pq ele é só uma ilustração. Não tem nada a ver com sucesso ou insucesso das cervejas.

    ResponderExcluir
  4. Novamente, obrigado pelo comentário!

    abs

    ResponderExcluir

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor