quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Cervejas 'ruivas' dominam o Ratebeer.com, apontam pesquisadores da Califórnia

Nem louras, nem morenas. As ruivas são as preferidas dos usuários do Ratebeer.com, um dos maiores arquivos online de resenhas sobre cervejas. É o que aponta um levantamento feito por quatro alunos da Escola de Informação da Universidade de Berkeley, na Califórnia, para um projeto intitulado BeerViz, plataforma que pretende facilitar o acesso de consumidores a cervejas semelhantes às suas preferidas.

Para dar à ideia o embasamento que necessitava, Divya Anand, Sonali Sharma, Evie Phan e Shreyas Patankar trabalharam a partir dos dados de 1,5 milhão de resenhas de 66 mil cervejas feitas entre janeiro de 1998 e novembro de 2011. Como o objetivo do projeto era outro, no entanto, eles se limitaram a apresentar os resultados tabulados, sem análise. E a gente, claro, não aguentou ver a bola quicando.

Mas, pelo menos ainda hoje em dia, ninguém consegue processar um volume de dados desta magnitude sem algumas adequações. Não se faz omelete sem quebrar ovos, o ditado vale também para o mundo do Big Data.

Assim, para torná-los manejáveis, para efeitos de cálculos, os pesquisadores separaram as cervejas em três grupos, juntando-as pelas cores: "escuras" (marrom-escuras e pretas), "médias" (acobreadas e marrom-claras) e "claras" (cor de palha, amarelas e douradas). Eles então calcularam a média das notas atribuídas pelos usuários às cervejas de cada um dos grupos, e contabilizaram os usuários que resenharam cada estilo que os compõem, separando os top cinco nem todas as categorias. Haja paciência.



As cervejas médias receberam resenhas de 140 mil usuários - quase o dobro das 72 mil das escuras; 98,5 mil usuários escreveram análises para as claras. As médias também tiveram as maiores notas, em média, nos três quesitos analisados pelos usuários do site. São consideradas mais aromáticas (3,94, contra 3,93 das escuras e 3,61 das claras), mais saborosas (4,01 contra 3,93 das escuras e 3,71 das claras) e empatam na aparência com as escuras  (3,93, contra 3,69 das claras).

Entre as escuras, houve mais usuários avaliando representantes do estilo Oatmeal Stout: 11 mil, contra 10 mil de American Stout, 9 mil de Russian Imperial Stout e de American Black Ale e 8.100 de Imperial Stout.

Já nas médias - surpresa alguma, á que se trata do país com a maior população de lupulomaníacos do mundo -, o trono pertence à Imperial IPA, com resenhas de 12.370 usuários. Em seguida, 12.057 avaliadores de American IPA (novamente, surpresa nenhuma), 6.870 de American Strong Ale, 6.255 de American Porter e 5.951 de American Brown Ale.

Nas de cor clara, domínio das belgas, apesar do primeiro lugar ficar com os rótulos de American Pale Ale, analisados por 6.077 usuários. Saison (5.349 usuários) e Tripel (5.305 usuários) vêm na sequência, com o tradicional estilo alemão Hefeweizen (4.682 usuários) na quarta posição e Witbier (4.801) na lanterna.

O ranking por número de avaliadores, juntando todos os estilos, ficaria assim:


2 comentários:

  1. Confirmando a tese de que lager no meio artesanal caminha para o ostracismo!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. A tendência , pelo menos entre os apreciadores das craft beers / cervejas artesanais, é essa mesmo, Jota ! Os 15 estilos com maiores números de avaliadores são todos ale.

    ResponderExcluir

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor