quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ambev admite aumento de 4% na cerveja devido a alta do IPI a partir de 1º de outubro


Que com o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), anunciado pelo governo federal em maio, é certo que haverá aumento nos preços das cervejas, todo mundo já sabe. De quanto será é o que tem sido motivo de especulações das mais variadas. Usando a manjada fórmula do off confirmado por mais de duas fontes, "o Valor apurou que" (a Folha faz muito disso também) ficará em torno de 4%.

Pois o número não é mais especulação de mercado. Foi assumido oficialmente pela Ambev em conferência realizada no último dia 20 de junho para analistas do Deutsche Bank. Em março, a corretora do banco alemão tinha rebaixado sua recomendação das ações da megacervejaria, de "comprar" para "esperar" (pior, só se dissesse aos investidores para vender), daí o motivo de a megacervejaria ter ido lá se explicar.



Num slide intitulado "Imposto federal de consumo no Brasil", a empresa explica o decreto presidencial anunciado em 31 de maio e assinado em 4 de junho, que entra em vigor no dia 1o. de outubro. No pé do quadro, a mensagem eufemística "repasse para o consumidor em produtos Ambev: Cerveja ~4% CSD* ~8%" - o til faz o papel de "aproximadamente".

Portanto, quem bebe as cervejas da referida já pode se preparar para uma dorzinha extra no bolso. Nenhuma das concorrentes se manifestou explicitamente sobre o tema até o momento.

=========================
* NOTA DO EDITOR: CSD = carbonated soft drinks, sigla usada nos balanços para os refrigerantes.

4 comentários:

  1. Não tem jeito, essas coisas têm que ser repassadas mesmo, ainda mais em casos em que a margem já é tão apertada (e dizem as grandes cervejarias que este é o caso delas)... mas que dói no bolso, dói.

    ResponderExcluir
  2. Aí, já dá pano para manga, vozdotrovão...

    Só nos primeiros três meses deste ano, a Ambev lucrou R$ 3,39 bilhões. Foi um aumento de 8,8% em relação ao primeiro trimestre de 2011.

    Mas, no fim das contas, eles estão garantindo dividendos para os acionistas - que é o que realmente importa numa empresa de capital aberto.

    ResponderExcluir
  3. Ao menos eles usam a palavra certa: "repasse". Tem gente que tenta passar a ideia errônea que a empresa paga o imposto, quando somente tem o dever de recolher.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, Fabian. Também é um reflexo de serem empresa aberta... não podem escamotear esse fato perante o mercado de ações.

    As artesanais, via de regra, preferem continuar o esquema "caixas-preta", sob o argumento da estratégia, ou o que for.

    ResponderExcluir

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor