quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Monastério dos EUA recebe selo da Associação Trapista Internacional

Sala de estudos e orações da Abadia de São José: novos trapistas. Fonte: spencerabbey.com
A Associação Trapista Internacional deu as boas-vindas, na mais recente edição de sua newsletter, ao monastério de São José (St. Joseph), em Massachussets, nos Estados Unidos, como seu 19º integrante, e o 1º fora da Europa. Os produtos certificados foram as compotas, geleias e marmeladas, mas está começando a fermentar a ideia da primeira cerveja trapista criada fora do continente europeu.

Quanto tempo até que eles passem a produzir cerveja? A especulação em torno do assunto começou há um ano, quando levantaram essa questão no fórum do Ratebeer, devido a uma reportagem do Telegram.com. Nela, o padre Robert, porta-voz da comunidade, citou que o "irmão Brian" estava fazendo curso de cervejeiro e mostrou-se bem pragmático:

- Há todo um culto quanto a beber cerveja. É para este mercado que vamos.

A julgar pela afirmativa, não restam muitas dúvidas que eles pretendem seguir o caminho da Engelszell, que recebeu o selo oficialmente em outubro, nada menos que cinco meses depois de sua aprovação ter sido anunciada, oficiosamente, em maio. A ITA não especfica a duração da avaliação, limitando-se a citar que dura "vários meses".

E que tipo de cerveja os trapistas dos EUA produziriam? Vão aderir aos anseios da nação lupulomaníaca (hophead) ou remeter às ales mais tradicionais? Veremos. Há ainda no Ratebeer um rumor sobre participação da Chimay no empreendimento, portanto, o que pode aparecer também, e agora estão ficando muito comuns, são os estilos híbridos reunindo o caráter maltado das belgas com a explosão de amargor dos lúpulos americanos.

A Volta ao Mundo em 700 Cervejas entrou em contato com o monastério de São José, mas ainda não recebeu resposta.

2 comentários:

  1. Tenho medo da banalização das Trapistas.
    Beber uma cerveja trapistas tem todo um clamor e charme. Com o surgimento de uma trapista atras da outra fará, esse charme poderá deixar de existir.

    ResponderExcluir
  2. Ivo, seu sentimento é compreensível, mas o selo Authentic Trappist Product não foi criado para dar charme... as pessoas é que atribuem isso a ele.

    E é justamente esse charme que está estimulando os monastérios a produzir cerveja.

    Os novos monastérios, para receberem o selo, terão que passar pelo processo normal de acreditação... Se não houver afrouxamento das regras, não haverá banalização.

    ResponderExcluir

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor