sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Homenagem aos cervejeiros - Confira os vencedores do Prêmio Destaques BBC 2012

Dos 40 integrantes atuais do grupo Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC), 25 (62,5%) votaram no Prêmio Destaques BBC 2012. A iniciativa vinha sendo pensada há alguns meses, tem como objetivo homenagear os profissionais e os produtos que têm marcado as profundas mudanças no mercado cervejeiro brasileiro. Agora, vamos aos vencedores.

Na categoria Lançamento, com 10 votos, venceu a imperial stout Wäls Petroleum. É uma honraria um tanto dúbia... trata-se, afinal, da versão da cervejaria mineira para a receita dos paranaenses da DUM.

Nessa categoria, meu voto ficou para outra da Wäls: a saison 42. Apesar de eu implicar com o fato de o estilo da cerva não fazer jus à referência que toma emprestada, do comediante inglês Douglas Adams, foi uma inesperada supresa positiva. Refrescante, equilibrada e inusitada.

Na categoria Cervejaria, com 7 votos, a paranaense Way Beer. Conheço pouco a Way, apesar de ser simpático às ideias deles. Comprei e experimentei o kit single hop, mas não fui muito além.

Votei na também paranaense Bodebrown como destaque do ano. Não só pelas cervejas que estão sendo reconhecidas em concursos internacionais, mas pela importantíssima parceria com os cervejeiros caseiros (fontes de ideias preciosas, como mostra o próprio caso da DUM acima) que a "Bode" está desenvolvendo.

Na Comunicação, com 10 votos, ganhou a paulista Colorado, que tem marcado presença nas redes sociais.

Meu voto, contudo, foi para a Eisenbahn, que mais me parece estar fazendo esforços concretos para comunicar sobre o produto. Inclusive produzindo um programa periódico em que o criador da marca apresenta e disseca os produtos lançados (o ProveTuite). Sem dúvida, para mim também pesou o fato de ter sido uma das (poucas) cervejarias que reconheceu e apoiou concretamente a criação da Convenção Nacional dos Blogueiros de Cerveja, sem o qual este prêmio obviamente não existiria.

Na categoria Inovação, com 8 votos, ganhou o kit Way Single Hop. Apesar de ser uma interessante experiência - são três garrafinhas de 330 ml de pale ales com diferentes lúpulos, trata-se de uma versão brasileira de um produto imaginado no exterior.

Meu voto, apesar de não ter ainda provado o resultado, foi o uso da cana de açúcar na Uacari Red Ale, da Cervejaria Nacional. Apesar das reportagens recentes creditando este feito à Wäls, é preciso deixar registrado que a Uacari está registrada no Untappd em junho deste ano - quatro meses, portanto, antes da Saison de Caipira ser sequer brassada.

Na menção honrosa de Melhor Importação, um empate: com 4 votos cada, a dinamarquesa Mikkeler e a americana Founders - ambas trazidas pela Tarantino Importadora. Meu voto foi da Founders, cuja evocação à cerveja feita para quem gosta de "forçar os limites do sabor" é irresistível - apesar de saber que a Mikkeler tem intenção semelhante.

Na menção honrosa de Acontecimento Cervejeiro, enfim votei no vencedor: a vinda de Garrett Oliver ao Brasil. Apesar, como mencionei acima, de a Saison de Caipira ser a primeira cerveja a usar cana de açúcar na receita, foi importante a participação dele na criação de uma bebida com um sabor mais abrasileirado.

O mestre cervejeiro da Brooklyn Brewery, que entrevistei este ano, já vinha sondando o país, a partir da amizade com o criador da Eisenbahn, Juliano Mendes, promoveu jantares harmonizados no Brasil, mas esta foi a primeira vez que veio mesmo para fazer cerveja.

Garrett Oliver é respeitado como cervejeiro, como chef (apesar de ele mesmo insistir que não é sequer cozinheiro) e como autor não só nos EUA, mas mundialmente. Tê-lo como garoto-propaganda voluntário da "criatividade cervejística" brasileira é impagável.

Os vencedores do prêmio, se assim o desejarem, poderão colocar em seus sites um selo anunciando a homenagem, que os BBC fornecerão. O Prêmio Destaques é mais um evento no calendário dos BBC, que já conta com o movimento #cervejadeverdade e com o Dia da Cerveja Brasileira, comemorado em 5 de junho.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto sincero.
    Nada melhor do que escrever sobre o que se sabe, se pensa ou que se sente.
    Mais uma vez, parabéns!!!!

    ResponderExcluir

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor