sexta-feira, 1 de março de 2013

10 blogs de cerveja que você não pode deixar de ler - além do nosso, é claro

Um levantamento feito pela equipe de A volta ao Mundo em 700 Cervejas em 2012 aponta que a blogosfera brasileira tem cerca de 200 espaços virtuais especializados em cerveja, dos quais cerca de 80 podem ser considerados ativos.

Toda lista é injusta. Sabemos disso. Esta não deve ser encarada, portanto, como uma listagem definitiva dos blogs que merecem ser lidos. No mínimo, deve servir como ponto de partida para que os interessados descubram - tomara - outros tão imperdíveis quanto estes. Esperamos que aproveitem. (Em ordem alfabética de título, sem contar artigos)




ALL BEERS
Curiosidades, Degustações, Novidades

Especializado em "pílulas" sobre o mercado nacional e internacional, o blog do jornalista Raphael Rodrigues é uma das principais fontes de novidades cervejeiras recém-saídas do fermentador.


BEBENDO BEM
Curiosidades, Mercado Cervejeiro, Novidades

Notícias frescas, pescadas principalmente nos meios internacionais, dividem o espaço com análises de mercado e a opinião de Fabian Ponzi, gerente de mídias sociais do clube de cervejas Have a Nice Beer.


B.O.B.
Curiosidades, Degustações, Novidades

Escrito pelo repórter do Estado de S. Paulo Roberto Fonseca, é a versão 2.0 do pioneiro Latinhas do Bob, que enfatizava degustações de rótulos artesanais importados e nacionais. Infelizmente, foi descontinuado.


CERVISIAFILIA
História

A modéstia do autor, Carlos Alberto Coutinho, não permite, mas o blog poderia com justiça reivindicar o título de o maior arquivo digital da história cervejeira do Brasil. Informações detalhadas, com rigor historiográfico, sobre cervejarias que sequer sonhávamos.


O CONTADOR DE CERVEJAS
Degustações, Mercado Cervejeiro, Opinião

Além de análises sensoriais bastante detalhadas, o "bar do Jota" oferece análises aprofundadas de rótulos incomuns e opiniões - sempre fortes e bem embasadas - do seu autor, Jota Queiroz, sobre o mercado.


EU BEBO SIM
Curiosidades, Novidades

A criatividade e a irreverência do publicitário Bruno Couto são as principais atrações deste blog. Além do básico, traz posts inusitados, como a série que misturou o Ultimate Fighting Championship e cervejas.


GORONAH 
Cerveja Caseira, Curiosidades, Novidades

Receitas de cerveja caseira e detalhes técnicos do processo cervejeiro convivem bem com notícias internacionais e nacionais e algumas curiosidades no blog do cervejeiro caseiro Nicholas Bittencourt.


HENRIK BODEN - CERVEJA CASEIRA
Cerveja Caseira

Uma das mais completas e detalhadas - se não for "a" mais completa e detalhada - fontes de referência sobre a arte e ciência de fazer cerveja em casa, do advogado Daniel Barros. Esmiúça cada detalhe sórdido da produção.  


HOMINI LÚPULO
Cerveja Caseira, Curiosidades, Novidades

Comandado pelo cervejeiro Bernardo Couto, da artesanal carioca 2Cabeças, traz textos aprofundados para quem quer produzir cerveja, além de uma boa seleção de informações gerais e dicas.


O MOSTO CRÍTICO
Degustações, Mercado Cervejeiro, Opinião

Fazendo justiça ao título, Fernando Pacheco faz dos textos opinativos - nem sempre populares, mas bem embasados - sobre o mercado o ponto forte do blog, que incorpora a ótica do consumidor.

Um comentário:

  1. Muito bom blog!!! Extremamente útil para os amantes da cerveja artesanal!
    Aproveito a oportunidade para lhe apresentar meu site: www.tabernadacerveja.com.br
    Saúde!

    ResponderExcluir

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor