quarta-feira, 22 de maio de 2013

Está chegando a hora de um brinde muito especial - Dia da Cerveja Brasileira 2013


Brasileiros e brasileiras,

No próximo dia 5 de junho, será comemorado novamente em diversas cidades de Norte a Sul do país o Dia da Cerveja Brasileira. Este ano, já temos 29 bares, cervejarias, clubes de cervejas e importadoras confirmados na celebração. Até o "Dia C", muitos outros certamente se juntarão à lista.

Por que comemorar?

Porque nos últimos anos o mercado cervejeiro brasileiro de cervejas deixou de depender apenas das importadas - muitas delas nem mais tão artesanais assim - e passou a ter opções próprias que não deixam a dever às estrangeiras.

Os sinais destas mudanças foram objeto de uma série de reportagens que fiz para O Globo, mostrando, por exemplo, que as exportações de cerveja brasileira cresceram 46,2% em cinco anos e que os números de registros de cervejarias aumentaram 15 vezes em 20 anos, e que o Brasil está discutindo uma proposta de atualização da regulamentação cervejeira no Mercosul.

Por que no dia 5 de junho?

Porque é a data de nascimento daquele que pode ser considerado o decano dos cervejeiros brasileiros, o catarinense Ruprecht Loeffler, da cervejaria Canoinhense, mais conhecido em seu estado natal como Seu Lefra.

A equipe de A Volta ao Mundo em 700 Cervejas, infelizmente não teve o privilégio de conhecê-lo pessoalmente, mas respeita enormemente seu exemplo de dedicação à causa cervejeira. Seu Lefra se foi em maio de 2011, poucas semanas antes de o blog ser lançado, aos 95 anos. Seu físico fragilizado, obviamente, impedia que ele participasse ativamente da produção, mas ainda batia ponto na fábrica/loja, onde ajudava no caixa ... e bebia sua cervejinha.

Como comemorar?

Diversas empresas do setor cervejeiro farão ações especiais na data, que serão disponibilizadas em forma de mapa na fanpage do evento no Facebook. Além disso, cada cervejeiro e apreciador de cerveja pode inventar a sua maneira de celebrar as belezas da produção nacional de cervejas e compartilhá-la com aqueles que têm a mesma paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor