segunda-feira, 13 de maio de 2013

Inaugurada a Malte & Cia, 1ª loja física de insumos cervejeiros do Rio de Janeiro


Sacas de Briess na Malte & Cia: loja de insumos trouxe 15t de matéria-prima. Foto: Daniel Conde Perez    

A espera foi grande, mas finalmente os cervejeiros caseiros cariocas poderão ter o prazer de ir às compras no mercado, literalmente! Anunciada em outubro do ano passado, a Malte & Cia, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio, foi inaugurada no sábado (11/5).



A loja passou por diversos problemas antes de entrar em operação, desde o registro da empresa demoras e dificuldades no processo de importação dos maltes. Segundo Rafael Oliveira, um dos sócios do empreendimento, a importação dos lúpulos foi bem mais fácil.

Por sermos uma empresa nova, tudo é difícil, até pra termos a aprovação de contrato de câmbio para pagar a primeira importação foi demorado. Não vamos repassar os custos extras, pois esperamos que as próximas importações sejam menos problemáticas.
Fazer compras em uma loja de insumos é uma experiência nova e muito interessante. Acostumado com as compras virtuais, nas quais só podemos ler as descrições dos produtos e conhecê-los testando ou pedindo referências, poder usar os sentidos faz a diferença. Olhar os maltes, cheirá-los, até comer alguns grãozinhos para sentir seu sabor, é sensacional. Só é uma pena que o lúpulo tenha de ficar armazenado no freezer.
Trouxemos 15 tonelas de maltes da Briess e 400kg de lúpulos americanos. Tendo boa aceitação queremos dobrar a quantidade de maltes e estamos em negociação para trazer a nova safra de lúpulos australianos.
O sócio Rafael Oliveira. Foto: Daniel Conde Perez  
Quinze toneladas de 31 variedades de malte foram trazidas na primeira importação. A Malte & Cia é a única importadora do malte Briess no Brasil. Para a próxima carga, ainda sem previsão, serão trazidos os  maltes de centeio e maltes orgânicos, e também extratos de malte.

Outra vantagem para os cervejeiros é a de não precisar mais fazer estoques. Se antes tínhamos que comprar em quantidade ou em conjunto para reduzir os custos do transporte, agora podemos comprar só o necessário – se o olho grande permitir, e evitar as pequenas sobras e principalmente os carunchos.

As variedades e lúpulo não são muitas, mas foram 400 quilos importados de variedades americana e eslovena, todos da safra 2012. Lúpulos australianos estão em negociação, mas ainda não têm data para chegar.

Em parceria com o Lamas, loja de insumos cervejeiros de São Paulo, os sócios da Malte & Cia vão trazer os fermentos líquidos da White Labs e da Wyeast. Na loja, por enquanto, só Fermentis (seco) e Bio4 (líquido).

A loja fica dentro de uma galeria e tem um espaço considerável. O design será rústico e já conta com caixotes de madeira aparentemente envelhecidos. A mesa da recepção é feita com esses caixotes e os maltes são expostos em pequenos potes de vidro.

As compras online serão disponibilizadas em breve e as entregas serão para todo o Brasil, via correios ou transportadora.

SERVIÇO
Endereço: Rua Barão de Mesquita, 663 - Lj 19
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 3238-5832
Email: info@malteecia.com.br

Horário de funcionamento:
Seg. à Sex. de 10:00 às 19:00
Sábado: de 09:00 às 14:00

7 comentários:

  1. Show de bola a loja!!!! Já fui hoje comprar meus insumos, muito bom ter uma loja dessa perto de casa, chega de fretes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega de fretes e chega de estoques com risco de carunchar! \o/

      Excluir
  2. Ok, os incentivos estão crescendo pra eu me aventurar a fazer também!

    ResponderExcluir
  3. Rafael, falamos por experiência... AVENTURE-SE !

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniel, agora que vi que o telefone da loja está errado.
    O correto é 3238-5832

    Abs,

    Rafael Oliveira

    ResponderExcluir
  5. ola meu nome e Jackson e eu gostaria de saber se vcs também vendem kits para fabricação de cervejas ,, pos so apreciador e tenho muita vontade de me aventurar na frabricaçao caseira aguardo resposta ok um abraço

    ResponderExcluir

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor