domingo, 9 de outubro de 2011

Três palavrinhas sobre copos

Ainda outro dia, ouvi de uma reprimenda de uma estimada leitora, incentivadora e quem sabe futura colaboradora do blog:

"Pô, você colocou a Gouden Carolus num copo de weiss! Como assim??? Tá Errado!"

Resposta: "Querida, era o que eu tinha na hora". E pronto.

Mas claro que isso me levou a meditar. E quanto ao copo?



Os especialistas tem dicas e mais dicas de em que copo você deve servir, em que temperatura, que maneira de derramar a cerveja você deve usar (inclino o copo ou não?), e por aí vai.

Não é mentira, claro, que um copo pode provocar mudanças reais na experiência de beber uma cerveja, ao favorecer determinadas características. Tem copo de trapista com escavações no vidro, pelo interior, para aumentar a criação de bolhas. Ou seja, um copo adequado pode MELHORAR a sua experiência com uma cerveja se você souber utilizar.

Mas aí... cada cerveja tem seu copo, e se você for comprar cada um deles pra experimentar, vai à falência bem mais rápido (custam em média R$ 50 cada), sem dúvida.

Se você tem dinheiro para gastar sem pena, maravilha, mas seja bem-vindo a um blog de gente que preza seus suados caraminguás, e quer gastá-los em coisas realmente imprescindíveis - no caso, as próprias cervas.

Não bebi a DeUS em flûte de champanhe. E aí? Algum problema? A experiência não deixou de ser maravilhosa por causa disso.

Se você não tem um cálice, vai deixar de beber uma trapista? Colocar uma lager ou mesmo uma ale de 500 ml num copo de weizen vai fazer mal a alguém? Só é possível sentir as características da cerveja no copo "certo"? Claro que não. Então, não enche.

Beba onde puder.

Minha resposta para esta pergunta de qual é o melhor copo para a cerveja tal, desde então, passou a ser: "Qualquer um em que ninguém tenha cuspido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor