quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A cerveja e a concentração de mercado no mundo

por Jota Fanchin Queiroz

Publicado originalmente no blog O Contador de Cervejas, e republicado aqui com a permissão do autor.

A concentração dos mercados e o surgimento de mega companhias transacionais é um fenômeno do século XXI. Em diversos segmentos fusões e incorporações fazem com que permaneçam um número cada vez menor de players no mercado com produtos cada vez mais padronizados globalmente. E o mercado de cervejas é um exemplo clássico dessa concentração. Hoje apenas quatro grandes companhias dominam mais de 50% do mercado mundial. São elas a belga Ab-Inbev (22%), a inglesa SAB-Miller (14%), a holandesa Heineken (9%) e a dinamarquesa Carlsberg (7%).

Uma corrente de economistas apregoa que esse é o capitalismo moderno. Eu discordo frontalmente. Não é capitalismo, e sim um cartel público privado que atende aos mais diversos interesses, menos o dos consumidores. O próprio Adam Smith já alertava que nada é mais perigoso para o livre mercado do que a reunião entre empresários o que diria ele dessa concentração desmedida patrocinada pelos estados. Mas é a realidade, e o objetivo desse post é analisar a concentração nos principais mercados do mundo. Podemos analisar em três níveis de concentração: mercado concorrencial, concentração moderada e concentração elevada.

No primeiro grupo, entre os dez maiores mercados do mundo, apenas a Alemanha. O único país com um verdadeiro mercado concorrencial. Isso se deve ao valor que a cerveja tem na cultura do país e à impossibilidade de players internacionais penetrarem em seu mercado.

No segundo grupo, a surpreendente China, a Rússia e o Reino Unido, com concentração moderada e forte presença de pequenas cervejarias.

E com mercado dominados por poucas empresas (oligopólios), em ordem crescente de concentração: Estados Unidos, Espanha, Polônia, Japão, México e Brasil.

1.China (CM=50%)
Produção Anual: 45 bilhões de hectolitros
Consumo Per Capita: 35 litros/ano
Concentração de Mercado: 50%
A concentração de mercado na China ainda é moderada, até mesmo pelas dimensões do país. Felizmente ainda subsistem diversas cervejarias regionais. Das empresas que dominam o mercado duas são chinesas: Tsingtao e Yanjing; e duas são transnacionais: SAB-Miller (Snow) e AB-Inbev (Zizhulin).

2.Estados Unidos (CM=80%)
Produção Anual: 23 bilhões de hectolitros
Consumo Per Capita: 79 litros/ano
Concentração de Mercado: 80%
O bastião do liberalismo, em que pese a revolução das artesanais, é um mercado bastante concentrado. Duas empresas, AB-Inbev (Bud Light) e SAB-Miller (Miller) dominam 80% do market share.

3.Brasil (CM=98%)
Produção Anual: 12 bilhões de hectolitros
Consumo Per Capita: 58 litros/ano
Concentração de Mercado: 98%
Amplamente dominado pela AB-Inbev, o mercado brasileiro é um dos mais concentrados do mundo. Além da dominação absoluta da empresa belga, três grandes cervejarias completam a concentração quase absoluta: a holandesa Heineken (Kaiser), a japonesa Kirin (Schincariol) e a nacional Petrópolis (Itaipava).

4.Russia (CM=76%)
Produção Anual: 10 bilhões de hectolitros
Consumo Per Capita: 73 litros/ano
Concentração de Mercado: 76%
A Russia também sofreu uma forte concentração em seu mercado nos últimos anos. Três empresas apresentam juntas 3/4 de market share: Carlsberg (Baltika), Heineken (Efes) e Ab-Inbev.

5. Alemanha (CM=38%)
Produção Anual: 9,6 bilhões de hectolitros
Consumo Per Capita: 107 litros/ano
Concentração de Mercado: 38%
Apesar de ter o segundo maior consumo per capita do mundo, a Alemanha é modelo de mercado sem concentração. A tradição alemã fala mais alto, impedindo que os grandes players mundiais ganhem espaço. A Alemanha é realmente um país especial.

6. México (CM=98%)
Produção Anual: 8 bilhões de hectolitros
Consumo Per Capita: 61 litros/ano
Concentração de Mercado: 98%
Na mesma situação do Brasil, o México apresenta um índice de concentração altíssimo. Duas transnacionais dominam o mercado: AB-Inbev (Modelo) e Heineken (Femsa).

7. Japão (CM=96%)
Produção Anual: 6 bilhões de hectolitros
Consumo Per Capita: 49 litros/ano
Concentração de Mercado: 96%
Outro mercado absolutamente concentrado, mas com players nacionais: Kirin, Sapporo e Asahi.

8. Reino Unido (CM=75%)
Produção Anual: 4,5 bilhões de hectolitros
Consumo Per Capita: 81 litros/ano
Concentração de Mercado: 75%
Em que pese o CAMRA e a tradição das ales inglesas, é também hoje um mercado relativamente concentrado. Quatro grandes companhias dominam: Heineken (Foster's), Carling, AB-Inbev (Stella Artois) e Carlsberg.

9. Polônia (CM=90%)
Produção Anual: 3,5 bilhões de hectolitros
Consumo Per Capita: 85 litros/ano
Concentração de Mercado: 90%
Como os países em desenvolvimento, a Polônia apresenta uma forte concentração de mercado que é dividido por três companhias transnacionais: SAB-Miller, AB-Inbev e Carlsberg.

10. Espanha (CM=82%)
Produção Anual: 3,3 bilhões de hectolitros
Consumo Per Capita: 80 litros/ano
Concentração de Mercado: 82%
A Espanha tem um mercado parecido com o do Japão que, apesar da concentração, ao menos tem grande participação de empresas locais. As três dominantes: San Miguel, Heineken e Damm.

Fonte: www.biersekte.de

2 comentários:

  1. Mas a concentração não é boa? Ou é ruim? Para oconsumidor.

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  2. Sem sombra de dúvida, essa concentração é péssima. Sem concorrência não há interessa de melhorar o produto, existindo a concorrência as empresas iram lutar pra melhorar seus produtos, para atrair mais consumidores.

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