terça-feira, 21 de agosto de 2012

Acerva Niterói leva produção de cerveja para a rua e atrai cerca de 100 pessoas


Cerca de 100 pessoas compareceram à primeira demonstração pública de produção de cerveja - brassagem - promovida pela Associação dos Cervejeiros Caseiros de Niterói (Acerva Niterói), realizada no último sábado (18/8), no bar Cervisia 1516, no Centro da cidade. O evento estava programado antes mesmo da criação da associação niteroiense, e superou as expectativas do grupo. Ainda este ano, seus integrantes pretendem realizar outros eventos cervejeiros.

A Acerva-Niterói captou os contatos de mais de 40 interessados no processo caseiro. Quem assinou a lista de presença da brassagem pública teve a oportunidade de degustar dois copos do chopp Blonde Ale feito especialmente para a data - por sinal, muito refrescante.




O público reuniu cervejeiros experientes, que foram prestigiar a iniciativa, e leigos atentos às explicações dos cervejeiros, que anotavam cada passo e desenvolveram diversos questionamentos interessantes sobre o tema. Os mais ousados se arriscaram a colocar a mão na massa.


Enquanto a água era aquecida para fazer 30 litros de uma American India Pale Ale (American IPA), eles receberam explicações de pessoas que entendem do riscado. Nicholas Bittencourt abriu as palestras com uma furadeira em mãos falando da etapa da moagem. Mostrou as formas certas e erradas de moer os grãos que serão usados na cerveja.

Na sequência, Rafael Bertges deu uma aula sobre a brassagem em si - o ato de induzir a transformação do amido do malte em açúcares. Apesar de já reduzido, o público se mostrou mais interessado na ação das leveduras, assunto do papo conduzido pelo Flávio Thebas, que comentou sobre as caracteristicas e diferenças entre diversas leveduras, e demonstrou o processo de hidratação da levedura que foi usada no dia. Finalizando, Bernardo Couto falou tudo sobre o lúpulo, plantinha responsável pelo amargor e aroma da cerveja. Alguns até se aventuraram a degustar a "graminha do capeta".


Creio que o evento, que começou às 10h e foi acabar às 19h, precisa ser mais dinâmico para manter aceso o interesse do público. Ao longo do dia, a quantidade de pessoas caiu significativamente. Apesar de ser um processo relativamente simples, fazer cerveja é trabalhoso e demorado. Os mais interessados ficaram do inicio ao fim, mas nem todos estão dispostos a permanecer no evento durante toda a brassagem, que durou cerca de seis horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor