terça-feira, 28 de agosto de 2012

As 'andanças cervejeiras' de Maurício Beltramelli chegam ao papel em outubro

Bebendo a Stone Vertical Epic Ale 11.11.11, com pimenta chili, em San Diego, nos EUA  (Acervo pessoal)

A difusão da cultura cervejeira no Brasil deve muito a Maurício Beltramelli. Editor do Brejas, maior e mais importante site dedicado ao assunto no país, ele recentemente passou - literalmente - para trás do balcão, no comando do bar em Campinas que leva o nome do endereço eletrônico. Suas invejáveis experiências cervejeiras, que vão de visitas a muitos dos principais bares e cervejarias do mundo e a participação em numerosos eventos do setor, agora saltarão da web para o papel.

O livro ainda não tem título nem capa, e o prefácio do dono da Cervejaria Colorado, Marcelo Carneiro, está quase pronto, disse Beltramelli. O futuro autor antecipou com exclusividade ao blog A VOLTA AO MUNDO EM 700 CERVEJAS que a festa de lançamento deverá ser realizada no dia de encerramento do Beer Experience, evento cuja segunda edição será realizada em São Paulo, em 5 e 6 de outubro.

Nesta entrevista via Facebook (coisas da modernidade), Maurício Beltramelli conta como surgiu a proposta do livro, e também o que ele pretende abordar na obra - e como vai abordar.

Ilustração de André (Acervo pessoal)
A VOLTA AO MUNDO EM 700 CERVEJAS - Que aspecto do universo cervejeiro você pretende enfocar no livro? É um relato biográfico, é um estudo, mistura elementos de ambos?

Falo sobre cerveja de uma forma leve e divertida, exatamente como escrevo no Brejas. Durante toda a narrativa sobre história da cerveja, escolas cervejeiras, cerveja no Brasil etc, entremeio com histórias acontecidas nas minhas andanças cervejeiras, e também histórias das pessoas extraordinárias que conheci nesse meio.

Quando chegou à conclusão de que tinha que escrever o livro? A ideia era essa mesma desde o começo?

Não. Foi a LeYa que me chamou, por intermédio de Osmane Garcia (ilustrador), que foi meu aluno num curso e já curtia minha linha discursiva no blog do Brejas. Daí, ele me apresentou ao editor Paulo Almeida, e logo fechamos contrato. Foi em setembro de 2011, ou seja, estou há um ano dedicado a este projeto.

Como foi a pesquisa? Contratou gente para levantar dados? Foi pela memória, livros e pesquisas online? E entrevistas com pessoas do meio?

Tudo foi baseado no meu conhecimento, pesquisas bibliográficas e pela internet, bem como por entrevistas com diversas pessoas-chave no ambiente das cervejas - especiais ou não - do Brasil.

A que público ele se destina? É para leigos, iniciados?

No início, a ideia da LeYa era fazer um livro para leigos. Entretanto, no decorrer das pesquisas, fui achando informações tão interessantes que mesmo iniciados e profissionais vão se divertir bastante na leitura.

Em sua atuação como blogueiro, você tem sido uma voz favorável a mudanças na legislação, à mobilização dos empresários do ramo cervejeiro... o livro tem este caráter, também, de falar das questões do setor?

Procurei ser atemporal, mesmo porque o livro não pode ser um manifesto de caráter urgente. Caso não fosse assim, se amanhã a situação mudar (e torço pra que mude), corre-se o risco de a obra perder o sentido da noite pro dia. Toco no assunto, claro, mas não panfletariamente.

2 comentários:

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