segunda-feira, 19 de setembro de 2011

'É presente que não tem como não usar'

Devido principalmente à pesada carga tributária no Brasil – tanto para as bebidas alcoólicas importadas quanto para as nacionais – cervejas artesanais/especiais ainda são produtos caros, em média dez vezes mais caras que a água amarela a que se denomina "tipo pilsen" normalmente servida neste país e em grande parte do mundo.

Para sentir essas facadas doerem menos no bolso, é primeiro necessário constatar que neste país supostos apaixonados por cerveja, até bem pouco tempo só se consumia um estilo, standard american lager, que está longe de representar todos os sabores que a bebida pode alcançar. Partindo daí, é preciso pensar que enquanto os preços não se tornam acessíveis (esse dia há de chegar, acredito), as cervejas especiais devem servir – e estão servindo – para momentos idem. E, principalmente, podem ser excelentes presentes.



Essa ideia já estava implícita no post do Dia dos Pais, mas quando apareceu um comunicado da assessoria do Mr. Beer com um dado interessante, achei que valia a pena destrinchar o assunto. Segundo a RAI Press, 60% das vendas da rede de quiosques – que tem 19 unidades no país, sendo 2 no Distrito Federal, 2 no Paraná, 6 no Rio e 9 em São Paulo – são para presentes.

Sócio da rede, Rodolfo Alves me explicou que a conta é feita a partir do número de pessoas que levam as cervejas em embalagens para presente – partindo do pressuposto lógico que ninguém vai tentar fazer uma surpresa para si mesmo. " É presente que não tem como não usar ", brinca ele.

A rede, diz Rodolfo, trabalhou nesta perspectiva desde sua concepção. A ideia foi criar um canal de vendas de fácil acesso que fosse na direção oposta dos grandes empórios/delicatessens onde se costumava encontrar estas cervejas – daí sua localização ser, primariamente, em shopping centers.

" A cerveja mais barata que temos fica em torno de R$ 9. Num supermercado qualquer, pode-se pagar 99 centavos por uma latinha ou long neck. Como o preço destes produtos é elevado, optamos por esta estratégia, de incentivar que elas sejam oferecidas como presentes, da mesma forma que as pessoas presenteiam com vinhos ".

Os vendedores, diz ele, são treinados para explicar porque vale a pena fazer esse investimento. Recebem orientações sobre as características de cada um dos cerca de 100 rótulos de 17 países (Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Japão, México e República Tcheca) disponíveis.

As considerações sobre os tipos adequados para cada pessoa influenciam até a disposição das cervejas no quiosque, diz ele. O espaço é separado em cinco alas: leves, brasileiras, de trigo, fortes e belgas. Os vendedores são treinados para averiguar se o cliente tem experiência no ramo e conduzi-lo à ala que poderá oferecer opções mais de acordo com o gosto deste. A porta de entrada em grande parte dos casos, segundo Rodolfo, são as weizenbier (de trigo).

E como escolher uma cerveja de presente para alguém? Muito simples. " É preciso conhecer o paladar da pessoa, que tipo de sabores ela aprecia. Não só em termos de bebida, mas também de comidas. A partir disto, pode-se começar a buscar um estilo de acordo. O universo da cerveja é tão vasto quanto o do vinho. Existem mais de 200 tipos. Há pessoas que dizem que não gostam de cerveja porque nunca foram apresentadas a um estilo que combinasse com seu paladar ". É fundamental, também, saber que cerveja a pessoa bebe no dia a dia e a que ela mais aprecia ou elogia como ideal. Torna a aposta mais segura, pelo menos.

Digo que percebo em grande parte no público uma rejeição ao amargor provocado, na maior parte das vezes, pelo lúpulo. O que fazer, então? " O lúpulo está presente em quase toda cerveja, mas existem aquelas em que o amargor se destaca e outras em que isso não acontece. As lambic, por exemplo, são conhecidas por serem menos amargas, mais ácidas e efervescentes - até por isso muitas vêm rolhadas, a pressão interna gerada pelo gás carbônico não seria suportada por uma tampinha. A Kriek Boon (de cereja, post em breve) e a Liefman's Frambozenbier (de framboesa) são as campeãs entre pessoas que não bebem cerveja ".

" As cervejas de trigo tem um apelo muito legal. Os copos em que elas são colocadas, que são maiores, chamam a atenção, oferecem um grande estímulo visual. Elas são menos amargas, costumam possuir mais temperos em suas receitas, o que fornece aromas mais atraentes, além de serem turvas, às vezes com coloração mais acobreada ".

Por enquanto, é isso... Quer presentear alguém com cerveja? Pergunte-me como. = )

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