sexta-feira, 5 de agosto de 2011

EXCLUSIVO: bate-papo com Jesse Avshamolov, fundador do Dia Internacional da Cerveja


Num dia lá pelo meio do ano de 2007, Jesse Avshamolov decidiu, após beber umas e outras com os amigos Evan Hamilton, Aaron Araki e Richard Hernandez, que faltava uma data para "celebrar a cerveja e as pessoas que as fornecem". O passo seguinte foi convencer o dono de um bar local a abrigar o evento, marcado para 5 de agosto. Batizaram-no de International Beer Day (IBD), ou, em português mais claro, dia internacional da cerveja.



Deu certo - a Grã-Bretanha e a África do SUl foram as primeiras a aderir - e hoje já são 276 comemorações em 138 cidades de espalhadas por 23 países. Pelo post mais recente do Jesse no site, citando dados da página do evento no Facebook, há cerca de 180 mil pessoas envolvidas. No twitter, a hashtag é #IntlBeerDay .

E foi justo neste ano em que o evento está realmente bombando que eu, noviço em termos de comunidade internética cervejeira mundial, que descobri sua existência. Aliás, foi há poucos dias, o que me disparou obviamente uma curiosidade intensa. No Brasil, como se pode ver no mapa do site, só há UM evento oficial marcado no site deles. É no Dona Flor Bar (Rua Canario, 480 - Moema, São Paulo, telefone (11) 3079-4389).

Tinha que ser São Paulo... Se algum bar do Rio quiser se inscrever para o ano que vem, favor entrar em contato. O blog apoiará a iniciativa incondicionalmente. Tenho dito.

Mesmo na correria dos preparativos para o "Dia B", o gente-boa Jesse fez a enorme gentileza de me conceder uma entrevista por email, que segue abaixo. Desculpou-se por só ter "fotos terríveis" da galera ("Eu devia arranjar algumas decentes") e mandou a imagem abaixo, indicando quem é quem: "Da esquerda para a direita, Evan, Richard (na foto do cartaz de papelão), Aaron, eu e Steve (que não é um fundador mas é um bom camarada)". Figuraça.


Ainda tive a oportunidade de recomendar a ele algumas das (poucas, por enquanto) cervejas decentes da nossa terrinha. Quais foram, vou deixá-lo contar aqui no blog o dia em que experimentar. Vamos às perguntas:

BATE PAPO // JESSE AVSHAMOLOV, fundador do International Beer Day

700 CERVEJAS: Quantas garrafas vocês beberam pra chegar nessa ideia?

(risos) Não tenho certeza se consigo dar um número exato, mas foi algo entre "o número certo" e "um pouquinho demais". Nós estávamos compartilhando algumas jarras e fazendo um beerstorm (brainstorm movido a cerveja), quando fomos atingidos por esta genuína inspiração. Ah, mas estou divagando, a resposta curta é: um monte. Um monte de cervejas.

Tem algum cervejeiro entre os integrantes do grupo que criou o evento (ou só bebedores)?

Aaron teve um kit de cervejeiro em certa altura, e todos nós somos interessados em homebrewing, mas até agora ninguém abandonou o emprego para perseguir essa carreira ... se bem que, agora que você mencionou, parece bem legal...

O Brasil é uma enorme nação de bebedores, e produzimos bastante cerveja, também. Você já bebeu alguma cerveja brasileira?

É com pesar que eu digo que nunca provei uma cerveja brasileira (Nota do Editor: Alô, exportadores, ajudem o cara!), mas tenho muito interesse em experimentar. Estou sempre procurando novas cervejas para experimentar, e, por sorte, não há fim para as novas cervejas sendo inventadas. Tem alguma cerveja brasileira que você recomendaria especialmente?

Quando vocês começaram a promover o evento, vocês pensaram que teriam tantas respostas do mundo todo?

Sinto que eu devia dizer que nunca esperei um retorno tão grande, mas seria uma mentirinha.

Honestamente, desde o dia em que inventamos o Dia Internacional da Cerveja, acreditei que podíamos alcançar o tipo de resposta maciça que estamos começando a ver este ano, e acho que isto ainda pode avançar mais e mais. Nunca pensei que seria fácil - o DIC (IBD, na sigla em inglês) às vezes obriga a um trabalho gigantesco, mas os ideais centrais desta celebração são algo que penso que quase todo mundo pode concordar:

a) Que a cerveja é deliciosa e merece ser celebrada;

b) Que a cerveja está intrinsecamente ligada ao tecido de nossas vidas, seja um brinde aos bons tempos ou um pint para encharcar suas tristezas;

c) Que os heróis anônimos por trás das nossas cervejas, os cervejeiros e bartenders, merecem um pouco mais de reconhecimento por todo o seu trabalho duro.

Isto ecoa em mim, e acho que ecoa em um monte de pessoas, e é por isso que acho que o Dia Internacional da Cerveja vai continuar a crescer e crescer a cada ano, espalhando-se pelo mundo, porque a cerveja torna nossas vidas mais ricas. Talvez soe um pouco doido, mas é a verdade honesta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,

Deixe aqui sua mensagem com opiniões, sugestões, elogios ou críticas. Toda contribuição para aprimorar o conteúdo do blog é bem-vinda.

ALERTA: Qualquer comentário de conteúdo ofensivo será sumariamente deletado, bem como spam e comentários de anônimos. Postem com responsabilidade.

O Editor